terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Receita: Macarrão de Abobrinha com Molho de Tomate Crudívoro

Olá!!!

Hoje compartilho uma receita que adoro demais! Ela é totalmente crudívora e não leva um pingo de sal nem de óleo, além de ser sem glúten e totalmente caseira.

Estou falando de Macarrão com textura de macarrão e Molho de Tomate com sabor incrível e tudo feito por mim :)

Foto: Luiz Salles e Malu Paes Leme


Primeiro você precisa desidratar o tomate e se quiser, desidrate também um pouco de pimentão vermelho maduro (quando ele tá bem vermelhinho e chega a ficar um pouco murcho). E para isso você pode usar 3 formas diferentes.

-> A primeira é desidratar ao Sol.

-> A segunda é desidratar no desidratador de alimentos (o meu é da marca Excalibur).

-> A terceira é desidratar no forno com o fogo BEM baixo e a porta do fogão entreaberta.


O modo de preparo de cada um:


No Sol: 


foto ilustrativa


Fatie os tomates (e pimentão vermelho), coloque em uma travessa de vidro forrada com papel manteiga para não grudar ou como mostra na foto use uma telinha vazada, e deixe desidratar até atingir uma consistência molinha, um pouco seca, porém não deixe secar completamente, pois iremos fazer o molho no mesmo dia. Só se você quiser guardar o tomate desidratado é que é recomendável desidratar por completo. No Sol quente, deve desidratar bem rápido, porém não sei te dizer o tempo certo. Terá que experimentar. ;)



No desidratador: 
foto ilustrativa
Fatie os tomates (e pimentão vermelho), coloque na bandeija própria dele forrada com a folha de teflex para não grudar e deixe desidratar até atingir uma consistência molinha, um pouco seca, porém não deixe secar completamente, pois iremos fazer o molho no mesmo dia. No desidratador leva 2 horas e 30 minutos mais ou menos. Só se você quiser guardar o tomate desidratado é que é recomendável desidratar por completo.



No forno:
foto ilustrativa


Fatie os tomates (e pimentão vermelho), coloque em uma travessa de vidro forrada com papel manteiga para não grudar e deixe desidratar até atingir uma consistência molinha, um pouco seca, porém não deixe secar completamente, pois iremos fazer o molho no mesmo dia. Só se você quiser guardar o tomate desidratado é que é recomendável desidratar por completo. No forno, eu nunca tentei, mas tenho vários amigos que disseram que dá certo. O tempo também varia, tem que experimentar.

Depois de pronto junte os tomates e o pimentão no liquidificado, e acrescente:

- cebolinha verde picada
- orégano fresco
- 1 dentinho de alho fresco pequeno (opcional)
- água filtrada ou de coco (só um poquinho)

Liquidifique bem e está pronto seu molho caseiro! Que pode ficar na geladeira por até 3 dias no máximo. Então procure fazer uma quantidade razoável para ter sempre molho fresco.


Para o Macarrão de abobrinha:


Você vai pegar 2-3 abobrinhas por pessoa (dependendo da fome) e "ralar" em um ralador próprio para fazer macarrão. Existem dois muito bons:

- O espirilizador (ou Espirilizer)

foto ilustrativa



- Ou o  Mandolim 

foto ilustrativa


Rale a abobrinha  no ralo grosso, médio ou fino (eu prefiro o médio porque me lembra mais a textura de spaguetti). Escolha como vai desidratar como expliquei acima sobre os tomates e deixe desidratar por pouco tempo só para amaciar. E está pronto seu macarrão sem glúten caseiro :)

Agora é só montar seu prato bem bonito e guarnecer com alguma castanha crua ralada no ralo fino e com mais ervas frescas ou secas.


Ah! Não poderia esquecer do meu sucão de manga com hortelã e gengibre que tomei antes do prato de macarrão (que foi maior do que esse da foto). Tomei dois copos. Quando fazemos uma refeição frugívora/crudívora temos SEMPRE que comer bastante fruta madura antes do prato de vegetais crus. Isso porque as frutas são as responsáveis por nos saciar, devido as calorias perfeitas que elas tem, claro, quando estão realmente maduras.

Se quiser saber mais detalhes de como escolher frutas maduras e todos os seus benefícios, clique AQUI.

foto ilustrativa (porque esqueci de tirar)

Para o suco usei:


- 2 mangas palmer grandes bem maduras
- 6 folhinhas de hortelã
- 1 pedaçinho de gengibre
- E nada de água!

Só liquidificar e se deliciar!


Bon apetit!

Malu


Se inscreva no site!
www.alimentacaointeligente.com.br

Curta no Facebook! 

www.facebook.com/alimentacaointeligente 
www.facebook.com/malupaesleme

Me Siga no Instagram!

@malupaesleme




7 comentários:

Marta Rah disse...

Que delícia, Malu !!! Já comi com os olhos .. rsrs ..

Paulo Costa disse...

Uau!Uma delícia com certeza! Vou experimentar no fim de semana! Valeu!

Patricia Rayes disse...

Obrigada pela receita. Estou querendo comprar o espirilizador.

Talitha Sapucaia disse...

Muito boa a receita adorei!! vou tentar fazer um dia! obrigada.

Mari Camara disse...

Amei malu ! ja fiz mas nunca desidratei nem o tomate e nem a abobrinha ! nao entendo muito bem o motivo..é só para ficar mais sequinho ?
AMo suas receitas e devo confessar que as vezes tenho preguiça de comentar mas vejo todos seus videos !
Mari Camara

gisele disse...

Malu, gostei muito desswa receita, de verdade rs. Sou ou era meio apressada e as vezes faço tudo meio rapido e as coisas ficam sem sabor...rs adorei a receita do macarrão e do molho. E gostei MUITO do sucão de manga!!! Eu adoro manga e ultimamente tenho tentado fazer suco sem açucar aqui em casa, mas manga com água não fica muito bom, por isso adorei a receita do suco de manga. :) <3 (as vezes fazia suco de laranja , beterraba e cenoura e bebia antes da refeição tb! : )
beijos, Gisele

Isamar disse...

Malu, gostei demais da receita e então resolvi testar para o jantar num dia muito corrido. Resultado: Adorei!!! Minha filha de 7 aninhos também adorou!!
A receita é muito prática e depois senti uma maravilhosa sensação de energia e bem-estar.

Ah, quanto ao molho de tomate, resolvi seguir a dica de um outro site: passei um tomate médio(cru) e meio dente pequeno de alho num ralo grosso e misturei com manjericão fresquinho. Molho pronto em menos de 2 minutos!