terça-feira, 1 de outubro de 2013

Primeiro de Outubro! Dia Mundial do Vegetarianismo


Olá meus queridos!

Todo dia é dia de valorizarmos muitas coisas: nossa vida e existência, nossa saúde, nossos amigos, nossos familiares, nosso trabalho, nossas conquistas e, claro, nossas escolhas feitas pela vida.






Hoje é dia mundial do Vegetarianismo, dia 1° Outubro. E hoje também é um dia de valorizar a escolha que eu e muitas outras pessoas ao redor do mundo fizeram consigo mesmas.

A minha escolha e a minha caminhada dentro desse mundo vegetariano você pode ver na página do meu site onde eu conto a minha história de forma bem ilustrada com fotos - acesse este link.

Depois de quase 8 anos vivenciando o vegetarianismo/veganismo, pude constatar muitas coisas, que inclusive pretendo ir comentando aqui no blog em outros posts.

Como em todas as nossas escolhas, a dúvida, o medo, o receio de não ser aceito e um provável insucesso são questões humanas que fazem parte e nos servem de aprendizado. Eu mesma passei por muitas delas, tanto no começo quanto no meio e, até mesmo, no momento presente. Nós estamos sempre questionando o que é realmente o melhor, o que é a verdade, o que é que tem que ser realmente feito.

Cada um muda o ponto de vista sobre uma mesma coisa dependendo de vários fatores e/ou meios. No vegetarianismo existem vários meios de se chegar lá:

- pela saúde
- pelo sofrimento e crueldade com os animais
- pelo meio ambiente
- por questões espirituais
- porque "tá na moda"
- porque não gosta mesmo de carne desde criança
- porque se sente melhor
- e muito mais..

Qualquer caminho que seja escolhido irá de alguma forma nos levar para os outros caminhos que outras pessoas escolheram para mudar para o vegetarianismo. E essa descoberta e troca com as outras pessoas, acaba tornando mais forte essa escolha que fazemos.





Nesse post de hoje eu gostaria de mostrar essas diferentes formas de se chegar ao vegetarianismo para que você passe a conhecê-las e, se quiser, fazer uma escolha diferente em relação à sua dieta e estilo de vida. Mas, quero deixar claro que de uns tempos pra cá eu decidi tentar (digo tentar, porque é difícil) sair fora dos rótulos e principalmente não rotular muito quem come ou deixa de comer carne. São opções que fazemos e que refazemos durante nossas vidas e ponto.

Atire a primeira pedra quem (no caso o "vegetariano"ou melhor, aquele que não consome carnes de nenhum tipo no dia a dia)  que nunca pensou em voltar a comer carne, ou quem nunca experimentou algum tipo de alimento de origem animal depois de anos no vegetarianismo ou veganismo. Aquele sushizinho, aquele bolinho da vóvó com leite e ovos, aquela pizza irresistível do encontro com os amigos... Nesses meus anos trabalhando com alimentação natural e vegetariana já ouvi muitas frases tipo essas de pessoas que vivenciavam o vegetarianismo.

Gente, faz parte esse processo e tá tudo bem. A gente acaba levando tudo muito a sério - apesar de ser válido e importante no começo para conseguirmos experimentar de fato essa nova escolha que fazemos - mas muitas vezes nos exigimos demais, pois parece que toda escolha que fazemos diferente do que já está imposto vira um RÓTULO. "Ah, você parou de comer carne? Então você é vegetariano. Ué, mas de vez em quando você como peixe? Ah! Então isso não é ser vegetariano. "Você parou de comer tudo de origem animal? Ah! Então você é vegano. Ué, mas, às vezes você come um queijinho. Ah!! Então você não é vegano." Rótulos, rótulos, rótulos. Ficamos presos neles e nos sentimos limitados, impossibilitados e julgados. Uma coisa é certa, nós somos humanos e isso significa que somos fortes e frágeis, decididos e confusos, temos coragem e medos, somos muitas, mas muitas vezes contraditórios. E isso acontece porque faz parte dessa vivência humana de se auto-conhecer. Tudo é válido.

Eu vivenciei minhas dúvidas dessa minha escolha, fiz minhas experimentações, mas nada foi tão forte que me fez voltar a consumir alimentos de origem animal no meu dia a dia. Eu gosto mesmo é de ser vegana na maioria das vezes e me sinto muito bem assim.

Sinceramente, eu acredito que é de direito de todos saber das verdades do mundo, cada um no seu momento e fazendo a mudança que achar necessário. Principalmente saber o que se passa por trás da indústria dos alimentos de origem animal nos dias de hoje - que tem muitas "verdades" - que muita gente não faz nem idéia.

Por isso que abaixo compartilho com vocês vídeos esclarecedores e reflexivos, ora engraçados, ora dolorosos de se ver, mas que tem no fundo o objetivo de nos informar e nos fazer descobrir o que tá por trás da indústria que, com certeza, não está sendo tão positivo assim para nós, para os animais e para o planeta. Vem comigo?

Por exemplo, esse último vídeo que saiu do programa de internet "Porta dos Fundos" sobre o Vegetarianismo mostrou uma visão muito interessante e fortaleceu um ponto de vista: do sofrimentos dos animais.



De forma engraçada e séria ao mesmo tempo, o pessoal da "Porta dos Fundos" nesse vídeo mostrou uma "verdade" quem nem todo mundo tem conhecimento ou não quer enxergar.





A Carne é Fraca foi o documentário que me fez mudar do dia pra noite a minha dieta alimentar e me fez descobrir o vegetarianismo e suas consequências negativas com os animais, e também com o planeta.



 Terráqueos foi o documentário mais abrangente que eu já vi sobre a indústria maléfica com os animais - seja na alimentação, vestuário e diversão (circo). Foi o documentário que me fez descobrir o veganismo e me fez mudar ainda mais minha alimentação e minha visão sobre o mundo.




E esse vídeo fofo de uma criança (como muitas que eu já conheci que vivenciaram isso na infância) tomando consciência do "não comer animais". Vale a pena ver.

No final das contas meu caro leitor, o que importa mesmo é a nossa consciência sobre as coisas e a nossa liberdade de escolher ir pelo caminho que quisermos e vivenciar o que tem que ser vivido. Sem muito rótulos e julgamentos. Experimente outras formas de viver e de se auto-conhecer. O vegetarianismo - esta filosofia de vida e alimentação que respeita mais nossa anatomia e biologia e que é composta por alimentos de origem vegetal, é uma boa oportunidade para você vivenciar algo diferente, mais leve, menos impactante no mundo, que vai gerar menos sofrimento para muitos animais e que é mais saudável pois respeita mais nossa biologia (se feito, claro, de forma correta consumido alimentos realmente naturais e não somente batatas, macarrão e fast food vegans).

Se quiser ajuda de como fazer essa experiência de forma mais saudável:

- Leia as postagens do meu blog e se inscreva aí do lado para receber as atualizações;

- Veja as receitas que eu posto na minha página no facebook clicando aqui

- Agende uma aula de culinária comigo (pelo email: alimentacaointeligentebr@gmail.com);  

- Faça meus cursos, como o próximo que acontecerá no final de Novembro. Veja mais informações aqui

Também existem milhares de sites na internet, livros e até revista com boas informações como:

http://www.svb.org.br/vegetarianismo/

http://www.cantinhovegetariano.com.br

http://www.revistavegetarianos.com.br


Se informe ;)

Até a próxima!


Beijos de luz,

Malu


Nenhum comentário: