terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sucos Verdes Integrais

Olá!

Antes de começar a falar sobre as maravilhas dos sucos verdes integrais, eu quero te dar uma notícia MUITO boa que vai ajudar você a melhorar sua alimentação e seu estilo de vida. Minhas aulas de culinária, finalmente, estão disponíveis no formato online! E inclusive uma delas é dessa maravilha aí embaixo que escrevo: Vitaminas Verdes ou Sucos Verdes Integrais :) É só clicar AQUI para saber mais detalhes.


Tema de hoje: SUCOS VERDES INTEGRAIS + RECEITAS :)

Desde que des-cobri o frugivorismo, venho estudando cada vez mais sobre como fazer da melhor forma a transição de uma dieta e estilo de vida sendentário, de alimentos cozidos, industrializados etc, para uma dieta natural e estilo de vida natural frugívoro.

Com a minha experiência e de tantas outras pessoas, fui descobrindo várias formas de fazer essa transição.

Em cada consultoria que eu dou, uma nova forma de implementar essa transição é pedida. Cada pessoa com um estilo de vida diferente, mora em locais diferentes, tem alimentos diferentes disponíveis e objetivos diferentes, porém uma coisa é semelhante = querem melhorar a saúde.

Então, na minha busca, uma das coisas mais fantásticas que acho para fazer essa transição de forma simples e natural é começando a tomar vitaminas verdes integrais diariamente.

Desta forma é possível aumentar consideravelmente seu consumo de frutas e folhas verdes cruas. O mais importante é isso, de princípio. Ao passo que você aumenta seu consumo de frutas e folhas verdes, você naturalmente começa a querer consumir mais e mais. É simples, natural e só trará benefícios.


VITAMINA VERDE INTEGRAL
?

Essa vitamina é INTEGRAL pois ela é somente liquidificada - não se coa ou usa-se centrífuga (extrator de frutas e vegetais).

Utilizamos somente FRUTAS E FOLHAS VERDES, liquidificamos tudo e bebemos. Simples assim.

A outra grande diferença dos sucos verdes integrais para o que é divulgado por aí, é que os sucos verdes integrais não contém vegetais, mas somente folhas verdes quando misturados com frutas doces.

As folhas verdes, além de vários nutrientes, contém muita fibra, o que diminui a entrada do açúcar no sangue. Essa qualidade é muito boa para pessoas com diabetes, candida ou hipoglicemia.

Sem falar que as prórias frutas contém fibras solúveis que retardam essa entrada voraz na corrente sanguínea. Por isso que extrair o suco das frutas e verduras ou vegetais é tão prejuducial para nós - pois retiram-se as fibras tão importantes para o equilibrio da entrada do açúcar no sangue!

O fato de não utilizarmos vegetais - cenoura, abóbora, amidos em geral (batatas e cia), couve-flor, brócolis, beringela, abobrinha etc - é porque eles não tem boa combinação com frutas. Vegetais contém mais amido, e amido não combina nada com frutas.

ROTATIVIZAR AS FOLHAS VERDES

Isso quer dizer, opte por folhas verdes diferentes a cada dia.

Por quê?

Porque as folhas verdes contém muitos alcalóides que são a própria proteção da planta para que você não coma todas as folhas! Ela quer que você consuma mais seus frutos (as frutas) em maior quantidade - e é por isso que as frutas contém quase nenhum alcalóide e podem ser consumidas em grandes quantidades. Os alcalóides das folhas verdes podem acumular e causar toxidade no corpo se só for consumida o mesmo tipo de folhas todos os dias.

Então a regra é bem simples para uma vitamina bem saborosa - frutas bem maduras e folhas verdes frescas!


BENEFÍCIOS

Aqui em baixo compartilho com vocês alguns dos benefícios dos sucos verdes que traduzi do site: green smothie blog

1- Sucos verdes são muito nutritivos. A porcentagem de caloronutrientes é perfeito para o consumo humano - 60% de frutas e 40% de folhas verdes.

2- Sucos verdes integrais são mais fáceis de digerir. (principalmente quando estamos falando da maioria das pessoas que estão com seu aparelho digestivo debilitado devido a tantos alimentos desnaturados - não naturais)
3- Sucos verdes integrais contém fibras! (os sucos verdes divulgados por aí são refinados, pois são coados, e já não contém as fibras tão necessárias para nossa perfeita digestão)
4- São muito palatáveis devido a mistura de mais frutas às folhas verdes, então o suco fica mais doce.

5- Contém clorofila!

6- São super fáceis de fazer. (não demandam muito tempo para limpeza dos utensílios, e nem a sua corporal :) )

7- São adorados por bebês e crianças!

8- Ao consumir maior quantidade de folhas verdes nos sucos, você diminui drasticamente o consumo de sal e óleos.

9- Com a regularidade de beber sucos verdes integrais, você começa a gostar mais de folhas verdes, e para quem não gosta muito de folhas verdes puras, logo, logo você estará consumindo elas puras e cruas.

10- São sucos frescos, e assim devem continuar. (Ao fazer o suco, beba imediatamente, ou não demore mais do que 10 minutos para consumí-lo. Por já ser liquidificado, o suco já entrou em processo de oxidação, e vai perdendo naturalmente seus nutrientes.) Link

RECEITAS

Prefira consumir esses sucos de manhã, no desjejum. Essa é a melhor hora. Depois se quiser, tome mais sucos durante o dia como refeições, só é preciso aumentar a quantidade de frutas e folhas.

Todas elas só é preciso picar as frutas com uma faca e as folhas com uma mão e liquidificar com um pouco de água - que pode ser água de coco também.


Receita 1
1 manga madura
1 pêssego maduro
4 bananas maduras

1 punhado de alface romana






Receita 2
1 xícara de morangos
6 bananas
1 punhado de salsinha
1 punhado de espinafre fresco




Receita 3
5 bananas
1 xícara de blueberrys ou mirtilos ou amoras
3 folhas de couve
5 folhinhas de hortelã

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O Jejum Higienista - A Cirurgia da Natureza


Nesta última sexta-feira tiva a felicidade de comparecer ao lançamento do primeiro livro do meu grande amigo Eduardo Corassa.

Edu foi o amigo que me apresentou à 80/10/10 e ao frugivorismo à pouco mais de 3 anos. Sou muito grata por tudo. Desde então viemos trocando e compartilhando informações, além de termos decidido levar para cada vez mais pessoas através do nosso trabalho esse conhecimento ainda pouco difundido aqui no Brasil.

Muitas pessoas incríveis estão descobrindo e colocando em prática esse estilo de vida e alimentação, e claro, estão conseguindo ver seus mil e um benefícios! Muitos deles não dão as caras por aí, mas podes ter certeza que já existem vários, pois eles entram em contato conosco e alguns deles são meus amigos e parentes próximos.

Espalhar sementes do bem e da saúde é com a gente mesmo!

O maravilhoso livro e super bem escrito, editado e repleto de boas informações (de anos de prática e estudo do Edu) O Jejum Higienista - A Cirurgia da Natureza, é um grande livro para se ter como estudo.

Muito se fala em alimentação, em nutrição vinda dos alimentos, e pouco se fala sobre a importância do jejum nos dias de hoje e do quão magnífico é o nosso corpo para lidar com o jejum, quando este mesmo pede por ele.
Nosso corpo é muito mais inteligente do que a gente possa imaginar. O jejum é uma das ferramentas para a boa saúde sem dúvidas.

A experiência de não consumir alimentos é grandiosa e nos abre para muitas experiências e regenerações corporais. O jejum, como muito bem explicado no livro, é um dos mecanismos do corpo que é usado diariamente - graças a deus - para fazer as reparações necessárias, criar tecidos, eliminar impurezas (toxinas) e muito mais. É durante nosso sono noturno e diário que fazemos um jejum natural. Graças à ele conseguimos manter uma boa saúde. Por isso a importância de se dormir bem, em local arejado, com breu total.

Mas, mais do que isso, o jejum consciente, optado por nós ou sentido pelo nosso corpo que temos que parar de comer e descansar é uma ação muito benéfica em todos os sentidos. Sejam eles, corporais, mentais, espirituais e por aí vai.

A alimentação tradicional e consumida pela maioria das pessoas ao redor do mundo é muito dispendiosa para nosso corpo digerir. Você sabia que uma das coisas que o corpo mais gasta energia é com a digestão? E quando se consome alimentos que não foram biologicamente feitos para nós, a energia é maior ainda.
A descoberta do alimento natural para nós (frutas e vegetais) é de suma importância nos dias de hoje para que nos ajude a harmonizar nossa digestão, afinal, a natureza é perfeita e fez nosso alimento biológico simples e de fácil digestão - exatamente para não nos despender tanta energia.

Através do livro você poderá descobrir essa informação e muitas outras tão importante para nós. A tomada de consciência sobre como funcionamos - e mais, sobre como outros animais também funcionam quando se trata de jejum é realmente fascinante e imprenscindível!

Aproveitem essa oportunidade de um livro como esse, uma informação como essa estar publicada em português. Não há nenhum livro como esse aqui no Brasil. Aproveite mesmo!

E aproveitem seu blog: www.saudefrugal.blogspot.com


Abaixo deixo o texto da contracapa do livro e como comprá-lo:


Para adquirir este livro, envie um email para: eduardo@saudefrugal.com



“Todos temos um médico dentro de nós; devemos apenas auxiliá-lo em seu trabalho. O poder natural de regeneração interno é a maior força que temos para retornar à saúde. A nossa alimentação deve ser o nosso medicamento. O nosso medicamento deve ser a nossa alimentação. Porém, comer quando se está doente, é alimentar a doença.” Hipócrates, médico grego, considerado o pai da medicina ocidental.

Acreditamos que uma pessoa doente necessite comer para
recuperar suas forças. Por que então uma pessoa fica doente mesmo quando come em média mais de três refeições ao dia? O jejum é uma prática baseada no plano instintivo e é exercida pelo reino animal desde o início da vida na terra. Todo animal selvagem, quando machucado ou doente, simplesmente perde a fome e jejua, até que sua fome e sua energia retornem.

O jejum é praticado por todo organismo vivo no planeta,
menos pelo ser humano moderno. O ser humano “civilizado” é o único animal no planeta que vai contra as indicações do seu organismo e se alimenta durante a doença, apesar de todos os indícios fisiológicos como a perda da fome, a prostração muscular e o cessamento das secreções gástricas.

Neste livro você descobrirá por que o corpo humano tem
a capacidade inerente de se regenerar, promovendo a auto cura de praticamente todo o tipo de doença que nos aflige.

Você perceberá que a perda da fome e a prostração na
doença têm uma razão.

Aprenderá que, durante a história da
humanidade, muitas figuras ilustres da medicina defenderam o jejum como a forma máxima de auto cura e que ele era visto pelos profissionais de saúde que o utilizavam como “a cirurgia da natureza”.

Verá que a ciência comprova que
o jejum não apenas melhora a saúde enormemente como também rejuvenesce o organismo e prolonga a vida em inúmeros anos, fazendo o relógio “andar de volta no tempo”.

Como os higienistas afirmam: O JEJUM PODE SALVAR A
SUA VIDA."


Índice


Capítulo 1. - O jejum

Capítulo 2. - O jejum no mundo animal

Capítulo 3. - Casos documentados

Capítulo 4. - Pesquisas científicas

Capítulo 5. - O jejum higienista

Capítulo 6. - A aplicação prática do jejum

Capítulo 7. - Perguntas frequentes

Grande beijo!

Malu

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Maravilhosa Oficina Culinária!

Meus queridos, compartilho com vocês algumas fotinhos da minha última oficina culinária que aconteceu aqui no Rio de Janeiro.

Foi um maravilhoso fim de semana de muitas trocas e deliciosas receitas!

A simplicidade da alimentação natural à base de frutas e verduras e alguns vegetais e poucas nozes e sementes realmente são o que há! :)

Logo, logo terei novas datas para oficinas culinárias...aguardem!

Enquanto isso, se "deliciem" com as fotos...!

Grande beijo de gratidão e felicidade!

Malu