terça-feira, 16 de agosto de 2011

Vitaminas Verdes Integrais

Olá!

Antes de começar a falar sobre as maravilhas dos sucos verdes integrais, eu quero te dar uma notícia MUITO boa que vai ajudar você a melhorar sua alimentação e seu estilo de vida. Minhas aulas de culinária, finalmente, estão disponíveis no formato online! E inclusive uma delas é dessa maravilha aí embaixo que escrevo: Vitaminas Verdes ou Sucos Verdes Integrais :) É só clicar AQUI para saber mais detalhes.


Tema de hoje: SUCOS VERDES INTEGRAIS + RECEITAS :)

Desde que des-cobri o frugivorismo, venho estudando cada vez mais sobre como fazer da melhor forma a transição de uma dieta e estilo de vida sendentário, de alimentos cozidos, industrializados etc, para uma dieta natural e estilo de vida natural frugívoro.

Com a minha experiência e de tantas outras pessoas, fui descobrindo várias formas de fazer essa transição.

Em cada consultoria que eu dou, uma nova forma de implementar essa transição é pedida. Cada pessoa com um estilo de vida diferente, mora em locais diferentes, tem alimentos diferentes disponíveis e objetivos diferentes, porém uma coisa é semelhante = querem melhorar a saúde.

Então, na minha busca, uma das coisas mais fantásticas que acho para fazer essa transição de forma simples e natural é começando a tomar vitaminas verdes integrais diariamente.

Desta forma é possível aumentar consideravelmente seu consumo de frutas e folhas verdes cruas. O mais importante é isso, de princípio. Ao passo que você aumenta seu consumo de frutas e folhas verdes, você naturalmente começa a querer consumir mais e mais. É simples, natural e só trará benefícios.


VITAMINA VERDE INTEGRAL
?

Essa vitamina é INTEGRAL pois ela é somente liquidificada - não se coa ou usa-se centrífuga (extrator de frutas e vegetais).

Utilizamos somente FRUTAS E FOLHAS VERDES, liquidificamos tudo e bebemos. Simples assim.

A outra grande diferença dos sucos verdes integrais para o que é divulgado por aí, é que os sucos verdes integrais não contém vegetais, mas somente folhas verdes quando misturados com frutas doces.

As folhas verdes, além de vários nutrientes, contém muita fibra, o que diminui a entrada do açúcar no sangue. Essa qualidade é muito boa para pessoas com diabetes, candida ou hipoglicemia.

Sem falar que as prórias frutas contém fibras solúveis que retardam essa entrada voraz na corrente sanguínea. Por isso que extrair o suco das frutas e verduras ou vegetais é tão prejuducial para nós - pois retiram-se as fibras tão importantes para o equilibrio da entrada do açúcar no sangue!

O fato de não utilizarmos vegetais - cenoura, abóbora, amidos em geral (batatas e cia), couve-flor, brócolis, beringela, abobrinha etc - é porque eles não tem boa combinação com frutas. Vegetais contém mais amido, e amido não combina nada com frutas.

ROTATIVIZAR AS FOLHAS VERDES

Isso quer dizer, opte por folhas verdes diferentes a cada dia.

Por quê?

Porque as folhas verdes contém muitos alcalóides que são a própria proteção da planta para que você não coma todas as folhas! Ela quer que você consuma mais seus frutos (as frutas) em maior quantidade - e é por isso que as frutas contém quase nenhum alcalóide e podem ser consumidas em grandes quantidades. Os alcalóides das folhas verdes podem acumular e causar toxidade no corpo se só for consumida o mesmo tipo de folhas todos os dias.

Então a regra é bem simples para uma vitamina bem saborosa - frutas bem maduras e folhas verdes frescas!


BENEFÍCIOS

Aqui em baixo compartilho com vocês alguns dos benefícios dos sucos verdes que traduzi do site: green smothie blog

1- Sucos verdes são muito nutritivos. A porcentagem de caloronutrientes é perfeito para o consumo humano - 60% de frutas e 40% de folhas verdes.

2- Sucos verdes integrais são mais fáceis de digerir. (principalmente quando estamos falando da maioria das pessoas que estão com seu aparelho digestivo debilitado devido a tantos alimentos desnaturados - não naturais)
3- Sucos verdes integrais contém fibras! (os sucos verdes divulgados por aí são refinados, pois são coados, e já não contém as fibras tão necessárias para nossa perfeita digestão)
4- São muito palatáveis devido a mistura de mais frutas às folhas verdes, então o suco fica mais doce.

5- Contém clorofila!

6- São super fáceis de fazer. (não demandam muito tempo para limpeza dos utensílios, e nem a sua corporal :) )

7- São adorados por bebês e crianças!

8- Ao consumir maior quantidade de folhas verdes nos sucos, você diminui drasticamente o consumo de sal e óleos.

9- Com a regularidade de beber sucos verdes integrais, você começa a gostar mais de folhas verdes, e para quem não gosta muito de folhas verdes puras, logo, logo você estará consumindo elas puras e cruas.

10- São sucos frescos, e assim devem continuar. (Ao fazer o suco, beba imediatamente, ou não demore mais do que 10 minutos para consumí-lo. Por já ser liquidificado, o suco já entrou em processo de oxidação, e vai perdendo naturalmente seus nutrientes.) Link

RECEITAS

Prefira consumir esses sucos de manhã, no desjejum. Essa é a melhor hora. Depois se quiser, tome mais sucos durante o dia como refeições, só é preciso aumentar a quantidade de frutas e folhas.

Todas elas só é preciso picar as frutas com uma faca e as folhas com uma mão e liquidificar com um pouco de água - que pode ser água de coco também.


Receita 1
1 manga madura
1 pêssego maduro
4 bananas maduras

1 punhado de alface romana






Receita 2
1 xícara de morangos
6 bananas
1 punhado de salsinha
1 punhado de espinafre fresco




Receita 3
5 bananas
1 xícara de blueberrys ou mirtilos ou amoras
3 folhas de couve
5 folhinhas de hortelã

2 comentários:

Anônimo disse...

Hummm... parece delicioso, vou provar ainda esta semana. Bjsss...
Jenyfer

Anônimo disse...

Provei a n. 1... gostei!!!!!
bjo, Jenyfer