domingo, 31 de janeiro de 2010

Limpeza geral !!!




Boa noite visitantes!

Este mês foi uma mês especial para mim. Foi um mês de ação. Quer dizer, foi um mês que realizei muitas coisas que ficava pensando em fazer, que falava que ia fazer, mas que no final, acabava não fazendo. Mas, este ano quis começar diferente, fazer diferente e mudar para melhor, é claro.

Não por acaso, meu quarto deu infiltração vinda do apartamento de cima. E isso quer dizer que tive que pintar a parede, algo que há muito tempo eu "falava" e "pensava" em fazer. Com esta pintura que demorou quase o mês inteiro para acontecer, veio a bagunça, a poeira etc e tal.

E que que eu tive que fazer? Arrumar, limpar e... acabei resolvendo mudar o móvel de lugar, arrumar meu livros na prateleira de cima, limpar a janela por dentro e por fora, arrumar minha escrivaninha (e com isso fiz uma limpeza geral, jogando fora uma bando de coisa inútil para mim neste momento da minha vida); e continou a limpeza em um outro móvel que guardava mais coisas "inúteis" e outras nem tanto(que como estavam guardadas há tanto tempo, nem sabia que as tinha, e que hoje são de extrema utilidade para mim); depois fui pro meu armário e foram embora roupas, bijuterias, sapatos etc que já não cabem mais em mim; fora o tantão de roupas que coloquei para lavar ou pegar um sol (de tanto tempo guardadas).
Enfim, limpeza geral mesmo.

Mas, por quê estou aqui dizendo tudo isso. Ah, porque foi diferente esta limpeza, ela foi, quer dizer, está sendo ainda,"CONSCIENTE". E consciente em todos os sentidos.

-Primeiro que decidi separar o lixo. Papel que não dá mais para ser utilizado, foi picado e coloquei numa sacola. Vou levar em algum lugar para ser reciclado.
-E o papel que ainda dava para escrever foi parar numa gaveta especial para ele. Agora tô cheia de papel que nem sabia que tinha! rs
-E todas as outras coisinhas coloquei em 2 caixas para levar a algum galpão para serem reaproveitadas.
-As roupas eu decidi juntar o máximo que consegui para lavar tudo em poucas lavagens (e com isso não gastar muita água e nem muita energia).
-As roupas, sapatos e bolsas que separei para dar, já foram vista por uma amiga e já foram levadas embora para serem reaproveitadas por ela e sua mãe...o resto das coisas já, já vai achar outro dono que as queira :-)
-Lápis sem ponta, canetas escondidas, mas que ainda tinham tinta foram reencontradas! Peguei um apontador e tratei logo de apontar...ficaram lindos! Até os de cor eu apontei...me deu até vontade de pintar! :-)

Ah, e uma dica, procurei usar limão com água para fazer minhas limpezas com pano. Esta mistura é altamente eficiente e ecológica! O vinagre diluído em água pode ser usado também. E não fica cheiro...!

E com isso, acabei reencontrando livros antigos - e maravilhosos!!! -, reencontrei fotos, roupas, cds etc que só me trouxeram boas recordações e serão de grande utilidade daqui em diante.
Além da limpeza, que fez com que meu quarto ficasse "clean" em todos os aspectos, tanto de pó quanto de coisas! Me vi querendo somente o essencial, o que é necessário para eu viver bem. Me vi repetindo a bela e verdadeira frase que o urso de Mogli canta: "Necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais...!", e então refleti sobre minhas escolhas até agora...as que fiz em minha vida. E me vi buscando - mesmo que inconscientemente- somente o necessário (em alimentação, em roupas, em objetos, em pensamentos, em coisas diversas) ... e isso me deu uma felicidade! Fora a felicidade de me divertir ao limpar e arrumar as coisas...coloquei ótimos cds para tocar enquanto limpava, cantava, dançava...!

Além de ter refletido hoje com minha grande amiga Fernanda, sobre o grande aprendizado de eu ter feito esta arrumação, de eu ter limpado e arrumado tudo. Não ter pago ninguém para fazer isto por mim, foi realmente especial e me engrandeceu muito. Pois, pude rever coisas, escolher, cuidar do meu canto, colocar minha intenção de mudança, de limpeza, minha energia e junto disso tudo ter CAPRICHO no que fiz. Olhar tudo a minha volta e sentir verdadeiro prazer e "trabalho bem feito"... e dessa vontade de caprichar em tudo o que faço e de buscar somente o essecial, sou muito grata ao meu grande mestre, meu Pai, que desde sempre me orientou para isso. E hoje, com minhas próprias experiências, percebo o quanto isso é importante.

Agora, deem-me licença, pois vou curtir meu cantinho limpinho e arrumadinho! :-)

Grande beijo, e curtam o videozinho da música do Mogli!





E aí, vamos buscar somente o necessário?

Malu

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Massa muscular!


Meus adoráveis visitantes,

Eu queria compartilhar com vocês um pouco sobre exercícios físicos e a questão da perda do percentual de gordura corporal e o ganho da massa muscular, e tudo isso através de uma dieta à base de frutas, vegetais e poucas nozes e sementes, e um estilo de vida realmente ativo.

Bom, podemos começar com meu exemplo :-)... neste mês de Janeiro eu resolvi entrar para uma academia de boxe para poder continuar me exercitando nesse calor - pois infelizmente está quase impossível e desagradável de correr aqui no Rio durante o dia.

Então resolvi experimentar esse outro meio de exercício físico...e estou adorando! Além de estar fazendo ioga também - para equilibrar :-)

À princípio, parece um esporte muito agressivo, e é. Porém, ele é muito bom também para descarregar emoções contidas, eu saio de lá Zen :-)... e suar muito, o que é muito bom, pois faz você expelir toxinas, ativa a sistema imunológico e ativa todo seu corpo, fazendo-o trabalhar, músculo por músculo, orgão por órgão, células etc...e faz trabalhar um dos mais requisitados : o coração.

É um treinamento aeróbico de excelente qualidade! Por que? Bom, porque, primeiro e super importante é que você trabalha e malha com o peso do seu própio corpo, o que te traz força e não somente músculos - quer dizer, quando você só malha com pesos, você faz hipertrofia e normalmente não trabalha muito a força, que pra mim é fundamental. E nesta parte também é que entra o aumento da massa muscular e da perda de gordura corporal.

Vou explicar através de uma citação do livro "The 80/10/10 Diet" :

"Aumentar nossa massa muscular é um modo de diminuir nosso percentual de gordura corporal. Quando a porcentagem do tecido magro aumenta, a porcentagem do tecido de gordura diminui. (...) Como isso ocorre? Quando ganhamos músculos , aumentamos nosso requerimento calórico diário.(...) Durante esse período, enquanto nos acostumamos a comer maiores quantidades de comida, nossos corpos normalmente utilizam gorduras armazenadas para compensar o déficit de calorias, reduzindo nossa porcentagem de gordura corporal."

Entenderam? Quer dizer que temos um tempo para nos acostumarmos a comer maiores quantidades de comida, e nesse tempo nosso corpo aproveita e utiliza suas reservas, fantástico não? , e nesse meio tempo também que devemos avaliar e controlar esse aumento da quantidade de comida, pois se o seu objetivo é perder peso, então não aumente tanto a quantidade - e digo, as melhores fontes de carboidratos são as FRUTAS, sem dúvida.
E outra, o que cria músculos não são exatamente o consumo de proteínas, e sim os exercícios físicos!

Continuando com a citação... :

"(...) Infelizmente, massa muscular é facilmente perdida(...) já que os músculos têm que ser usados em uma base constante em função de crescer e manter o tamanho.(...) Ganhar músculos é o único e verdadeiro meio saudável de ganhar peso, sem correr o risco de criar desequilíbrios hormonais que resultam em carregar excesso de gordura corporal."

Quer dizer, temos que fazer treinamentos de força, assim como estou fazendo no boxe.
E posso lhes dizer que, depois que comecei (já faz 1 ano e 2 meses) a me alimentar só de frutas e vegetais, e fazer exercícios físicos diarimente (corrida, bicicleta e andar, além de carregar peso das compras na feira etc), simplesmente ganhei mais massa muscular do que na época em que eu ficava enfiada dentro de uma academia malhando com pesos. É uma questão de descoberta sobre qual o melhor caminho para se conseguir se manter numa vida realmente saudável, e principalmente de bem estar físico.

Eu aconselho a todos a experimentarem novos meios de se exercitar. Aproveitem esta maravilhosa máquina viva! Ela é fantástica e surpreendente, basta que saibamos como utilizá-la da melhor forma, e assim, teremos só benefícios constantes!

Ah, e se quiserem compartilhar quais exercícios físicos fazem e aconselham, fiquem a vontade!

Receita deliciosa depois de um treino:

Bananas (3 frescas e 1 congelada) + 1 manga palmer + alguns ramos de salsinha fresca + carne de um coco jovem (a carne deve ser gelatinosa) + água de coco (se precisar)-- bater tudo no liquidificador!

Hummm!

Um grande beijo !

Malu


Se inscreva no site!

www.alimentacaointeligente.com.br

Curta no Facebook! 

www.facebook.com/alimentacaointeligente 
www.facebook.com/malupaesleme

Me Siga no Instagram!

@malupaesleme

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Primeira postagem do ano de 2010!

Olá visitantes!

Feliz Ano Novo para todos!

Gostaria de compartilhar com vocês algumas informações...

Achei linda essa descrição sobre o frugivorismo = quem só se alimenta de frutas (porém, no meu caso, a minha base alimentar é frutas, mais ainda acrescento alguns vegetais (verduras e legumes) e algumas sementes e castanhas...e só)... mas vejam só que bonito :

"Frugivorismo
É a forma mais sutil de alimentação, baseada somente na utilização de frutas, que são alimentos que, além de não deixarem qualquer resíduo no organismo, têm um grande poder depurativo. As frutas são realmente alimentos, pois quando maduras caem no solo e nutrem a própria semente para o nascimento de uma futura árvore. Também o seu perfume e sabor não nos deixam dúvidas quanto ao seu valor alimentício."

Destaque para a parte em negrito, que fala que as frutas alimentam a própria semente depois que caem no solo, para ali nascer uma nova árvore! Ô coisa mais linda...! Viva a natureza! Viva o nosso verdadeiro alimento! Procure reparar mais nas frutas, na sua beleza, no seu aroma, no seu sabor! Preste atenção nela... sabe por que? Porque você irá admirar a beleza da natureza, e isso nos faz muito bem, nos enche de energia positiva, nos deixa alegres e felizes...admirar a beleza da natureza - em todas as suas formas: flores, árvores, cachoeiras, praia, pessoas! -, nos faz muito bem, e aumenta nossa energia! Aproveite...!

É preciso sintonizar, é preciso parar, é preciso Sentir...

"Saiba que tudo em se presta atenção cresce. (...) Sua consciência é formada por todas as coisas em que você presta atenção. (...)
Quando a atenção encontra algum foco significativo, aproxima-se mais da criação de saúde. Um objetivo dá às pessoas alguma justificativa para suas vidas.(...)

Nossa verdadeira natureza, nossa essência, nossa inteligência, não pode nos ajudar se não prestarmos atenção a ela. Tudo em que não se presta atenção não cresce. Quando a atenção está devidamente sintonizada - sem excitação, sem esforço -, o auto-conhecimento acontece naturalmente. " (Conexão Saúde - Dr. Deepak Chopra)

E posso lhes falar que tenho sentido muito isso ultimamente... tenho procurado parar, admirar, sintonizar com as coisas, com o presente, quase que meditando em cada "parada", e junto trabalho também a respiração suave, tranquila e profunda, e tenho sentido uma enorme diferença... experimente você também. Preste atenção à tudo, afinal, além de nos fazer muito bem, ainda nos faz ficarmos mais ligados aos sinais que a vida nos dá... preste bem atenção... o Universo está sempre conspirando a nosso favor.

E pra finalizar... Um dica para este mês de janeiro e verãozão: Mangas na época!!! Aproveitem e se deliciem com esta fruta do Deuses!!! Está super saborosa!
Uma receita?Lá vai:

Salada de manga

- 2 à 3 Mangas espada pequenas, madurinhas e firmes
- 4 à 5 tomates cereja pequenos e doce
- alho poró

Modo de fazer:
Descasque a manga, e corte-a em cubos médios.
Corte ao meio os tomatinhos e misture dentro de um potinho com a manga.
Pegue um alho poró e corte um pouco das duas pontas ( um pouco da parte branca, e um pouco da parte verde - de cima).
Misture tudo e delicie-se!!!
*Se quiser pode rechear um tomate grande com esta mistura.

Um grande beijo, e deixo-lhes um vídeo de reflexão feito por uma jovem menina atriz, chamada Carolinie. Para muitos ela está fora de si, para mim, ela está completamente consciente! Vale a pena ouví-la.

Malu