quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O lixo eleitoral

Olá!
Demorei, mas tô de volta. ;-)
Inspirada pelas eleições deste ano de 2010, venho compartilhar com vocês um vídeo feito por jovens amigos aqui do Rio de Janeiro para uma reflexão sobre esta questão de quem é a responsabilidade pela mudança significativa no país e, consequentemente, no mundo.

Vamos ao vídeo em primeiro lugar, depois vou levantar algumas questões.





Bom, gostando ou não deste vídeo, uma coisa não podemos negar: o lixo eleitoral é incrivelmente grande e altamente poluidor - tanto em nossas ruas quanto em nossas mentes. É uma poluição visual, auditiva, moral, ambiental que nos assusta. Peraí, neste ano de 2010, com tanta tecnologia, com tanto apelo ao "sustentável", ao "ecológico", como ainda tem tanto LIXO por aí sendo destribuído?

Quanto problema social não é mesmo? Quanta mentira, arrogância, egocentrismo...

Mas, de onde vem tudo isso?

Bom, é aí que quero chegar.
Está tudo dentro de nós. O mundo é aquilo que projetamos, que queremos que ele seja e O QUE FAZEMOS PARA QUE ELE SE TORNE AQUILO QUE DESEJAMOS QUE ELE SEJA.
Se o mundo que vemos agora é esse LIXO, é porque é esse ponto de vista que queremos acreditar que é real e imutável, quando na verdade ele é MUTÁVEL, pré-disposto a mudanças radicais e incrivelmente positivas. Esperar que o governo faça o que tem que ser feito é pura ilusão. Afinal, ele é feito por todos nós, no nosso dia-a-dia.

Se só desejo enxergá-lo bonito, florido, sustentável, alegre, limpo, talvez isso não seja o bastante - até porque, grande parte das pessoas somente DESEJA que seja diferente, mas não sai do estado de ACOMODAÇÃO PERMANENTE para fazer algo a respeito, para realmente MUDAR. E somente quando há a união do "desejo" com "ação" é que o mundo começa a ser diferente para nós. E sabe porquê? Porque nós mesmos começamos a modificar as nossas atitudes, as nossas ações perante este mundo, e essa ação positiva começa a servir de exemplo, e ela começa a se espalhar, e ela começa a tocar outras pessoas que estão ou querem entrar nesta mesma sintonia de paz, amor e vida harmônica e em comunhão com o TODO.

Se você só consegue ver negatividade em sua vida, gente que é falsa, agressiva, sofrendo, é porque algo está errado dentro de você. É realmente simples esta constatação, mas nosso pensamento RACIONAL não nos deixa acreditar que é POSSÍVEL vivermos em paz e em um mundo sustentável. Ele nos cria um paradoxo (uma contradição), e para sair do paradoxo é preciso ESCOLHER. Pois, se deixarmos, ele nos limita, nos entristece, nos frustra. É preciso escolher o EQUILíBRIO entre razão e fé (intuição).

A razão vem para nos incomodar - no bom sentido - e nos darmos conta do que está acontecendo, para compreendermos, para des-cobrirmos. Porém, depois disso é preciso partir para a efetiva ação e esquecer o racional, limpar as barreiras, as limitações, os MEDOS. É preciso ter determinação, é preciso ter muita e talvez, porquê não, ter um método que nos ajude a conectarmos com a Fonte Superior, essa, que está dentro de nós.

"Ho´oponopono".

"Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo” na língua original dos havaianos. O Ho’oponopono tradicional faz parte do sistema de cura Huna, que é o nome que o empresário/pesquisador americano Max Freedom Long deu à sua versão do espiritualismo dos povos antigos do Havaí.

Com o processo do Ho’oponopono,
sem os pensamentos se repetindo, sem crenças limitadoras, sem condicionamentos, sem as lembranças dolorosas, um espaço vazio se abre dentro de você. O Ho’oponopono lhe permite soltar estas recordações dolorosas, que são a causa de tudo que é tipo de desequilíbrios e doenças. Na medida em que a memória é limpa.

Pensamentos de origem Divina, Inspiração, ocupam o vazio dentro de você. A vida se revela para você, seu caminho se desdobrando à sua frente. E com a inspiração mudando você, o mundo também muda, para melhor. É um processo elegante e singelo.

A única coisa que devemos fazer é limpar; limpar todas as recordações, com quatro simples frases que abrangem tudo: ME PERDOE. EU TE AMO. SOU GRATO.

Explicando: o que impede nossa realização, o vivermos nossos sonhos e desejos e não nossos medos são os “programas” limitantes rodando na mente subconsciente e que determinam nossa realidade. A dificuldade está no fato que mesmo sabendo disso não conseguimos, ou pouco conseguimos mudar esses padrões repetitivos de insuficiência, sofrimento, mediocricidade e infelicidade!

Com este processo ajudamos a:
-Parar de buscar validação “lá fora” em pessoas e coisas.
-Eliminar a participação do seu
ego, e se abrir para escolher e receber uma nova condição de vida.
-Aprender a viver seus sonhos e não seus medos.
-Eliminar as ansiedades que bloqueiam seu Desenvolvimento pessoal.
-Estabelecer uma nova condição de vida, conforme a sua necessidade do momento.
-Aprender a se abrir para receber as Inspirações."

Basicamente, a palavra ME PERDOE, significa que devemos pedir perdão às pessoas que nos rodeiam e que nos incomodam de alguma forma, pedindo perdão e perdoando ao mesmo tempo.
Depois, vem o EU TE AMO, uma palavra simples e incrivelmente TRANSFORMADORA, que consegue transmutar uma situação aparentemente ameaçadora, dolorosa, frustrante em uma situação de paz e harmonia.
E por último, vem a GRATIDÃO por estar consciente de tudo que lhe incomoda, que o faz sofrer, e ter a possibilidade de poder MUDAR tudo isso, através do AMOR e da limpeza interna das barreiras e limitações.

Consegue ver? É preciso AGIR para poder mudar. Até mesmo REPETIR palavras como essas, é uma forma de ação, de verbalizAÇÃO, que repercute no seu universo interior limpando-o, e vai se espalhando pelo universo "exterior", ajudando a limpar tudo de negativo.

Experimente pelo menos, repita essas frases cinco vezes, dez vezes, vinte vezes, quantas vezes quiser. Verá o resultado. É incrivel pois te faz tomar consciência o tempo todo do que lhe incomoda e te faz QUERER mudar aquilo através da verbalização. Incomodou? Diga: Me perdoe, Eu te amo, Sou grato algumas vezes. Pronto, a mudança se inicia e você consegue se abrir para uma nova atitude perante àquilo que te incomoda...vem a intuição, o verdadeiro insight, a vedadeira ação que deve ser tomada para mudar aquilo. Lembre-se, não se trata de SÓ verbalizar, as palavras são para limpar o que lhe incomoda e você conseguir se conectar ao seu Ser Interior e aí então fazer a melhor escolha para AGIR. Os dois devem caminhar juntos. VerbalizAÇÃO ;-)

Agora, imagina se todos começam a fazer isso? A tomar a responsabilidade para si próprios e mudar para melhor em vez de ESPERAR que os candidatos façam o que tem que ser feito ? O mundo vai entrar nessa sintonia e vai caminhar junto para que tudo seja positivo. Pode acreditar! Ou melhor, já está acontecendo isso é só QUERER VER.

Alguns filmes e sites que podem lhe mostrar o que já está sendo feito no mundo através das ações pessoais sem esperar que o "governo"(o outro) faça a diferença:









Eu os amo e sou grata por ter a oportunidade de compartilhar com vocês pensamentos e experiências dessa minha fantástica jornada aqui na Terra.

Bj grande e até o próximo post!

Malu


4 comentários:

Dayse disse...

Oi, Malu

Não tenho palavras para definir exatamento o que estou sentindo depois de ter assistido ao vídeo e de ler as questões que levantastes a respeito. Talvez envergonhada por fazer parte de uma sociedade tão perdida com suas ações contraditórias...triste por parecer que estamos dando murro em ponta de faca. Porque temos que ser uma minoria diante tal situação?

Mauro Schorr Orua disse...

Adorei mas pelo fato de ver uma moçada carioca atualizada, um movimento popular colocando faixas de protesto, maravilhoso, um video bem feito, e vale concorrer em Gramado na sessão curtas

Vejam www.institutoanima.org

Saudações

Orua

John Lester disse...

Parabéns pelo blog.

Grande abraço, JL.

Serra Velha disse...

Realmente Malu, ótimas palavras, acreditar em nós mesmos. Esse ano tenho aprendido bastante com a forma de agir e interagir. Prazer sou Marcelo, estudo agroecologia em MG. Estou aprendendo ainda, mas adoro esse viver. Amo vc´s! Obrigado!