sexta-feira, 27 de agosto de 2010

REduza, REuse, REcicle...



"Seja você a mudança que você quer para o mundo."


Olá queridos visitantes! Hoje irei compartilhar algumas dicas e sites para vocês se informarem mais sobre como podem diminuir sua produção de lixo. Vamos lá?

"Quando experimentamos por um período de tempo a diminuição drástica do consumo de coisas, alimentos desvitalizados e importados, energia, água, transportes públicos e carros particulares etc, nós passamos a enxergar coisas que não enxergávamos e começamos a notar o vício que temos em todas essas áreas.
Essa escolha não se baseia em termos MENOS, mas sim em termos MAIS, mais do que realmente importa." Colin Beaven (No impact Man)


Colin Beavan, mais conhecido como No impact Man (http://noimpactman.typepad.com/blog/ ou http://www.colinbeavan.com/bio.php), modificou sua vida em 6 áreas principais, e tentou descobrir como pode-se viver com tão pouco impacto morando em uma cidade grande - mais precisamente, Nova York.

Essas áreas são:
-Lixo -- tentar não produzir nenhum
-Gás carbônico (produzido pelo uso de transportes) -- não utilizando-os, e procurando alternativas "limpas"
-Consumo "imperceptível" -- não comprando nada novo
-Alimentação saudável e local -- consumindo alimentos orgânicos e próximos da região onde mora
-Energia -- reduzindo a energia a quase zero
-Água -- uso reduzido e consciente

À primeira vista, parece muito radical essas escolhas que Colin fez para reduzir seu impacto no Planeta, porém, o grande barato foi que ele descobriu que é possível sim ser sustentável nestes dias de hoje, numa cidade grande e ainda não se sentir tão "privado" assim. Ele descobriu belamente que é possível viver neste planeta sem destruí-lo por completo, com pequenas, mas grandiosas atitudes diárias. Vamos às suas dicas? Vejam se conseguem colocar a grande maioria em prática...pelo menos, vale tentar. Aproveitem!



1)Nada de comprar ou usar garrafas de água de plástico - o que significa ter e levar para todos os lugares uma garrafa térmica de aço inoxidável e/ou um copo ou xícara para encher onde tiver bebedouro, evitando assim, o uso excessivo de copinhos plásticos também. (Um exeplo para comprar aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-148681824-garrafa-termica-750-ml-aco-inox-inquebravel-c-bolsa-vacuum-_JM)

2) Nada de beber refrigerantes em latas - o que significa menos probabilidade de ter câncer e outros problemas de obesidade relacionados ao consumo de referigerantes e ainda parar de produzir tanta latinha! A reciclagem era para ser a última escolha...devemos PARAR de consumir primeiro.

3) Nada de café, muito menos em copos descartáveis

4) Nada de usar gilletes descartáveis - vamos voltar a usar navalha??? ;-)

5) Nada de usar abisorventes descartáveis - pois além de fazerem mal para a saúde das mulheres, fazem mais mal ainda ao planeta que tem que lidar com toneladas de abisorventes que são descartados todo mês por bilhões de mulheres por todo o mundo, gerando um lixo exorbitante. Opte por utilizar os abiosorventes (mais informações aqui: http://lunasbioabsorventes.blogspot.com/ )

6) Nada de comidas indianas, italianas, chinesa, japonesa etc que venham em embalagens descartáveis e ainda utilizam temperos e condimentos que são normalmente importados, causando MUITO impacto.

7) Ter seu prórpio pote para levar suas "refeições" para "viagem" - se mesmo assim for pedir comida para viagem, pelo menos utilize seus potes e reutilize-os ;-) - porque para quem optar por só comer alimentos locais e orgânicos, NÃO HÁ NECESSIDADE de pedir comidas para viagem.

8) Não utilizar saco plástico, nem de papel - atento sempre a levar sua ecobag (bolsa de pano). (http://www.mariagorda.com.br/)

9) Cancelando assinaturas de revistas e jornais impressos e assinando online.

10)Cancelando o recebimento de cartões, cartas de cobranças - pagando a grande maioria online.

11) Começar a utilizar panos e levá-los para onde for - esses panos são camisetas velhas que você corta em pequenos pedaços e os utiliza como guardanapos, para enrolar alimentos e guardar dentro das ecobags ou se esquecer as ecobags para colocar um alimento limpinho dentro de sua bolsa etc. Vale muito a pena essa dica!!! Experimente.

12) Usar bicicleta (normal ou a elétrica), skate, ou qualquer outro meio de transporte que não gere gases poluentes diários. Experimente também utilizar suas PERNAS! Essas, sem dúvidas, são o melhor pedido - tanto para sua saúde quando para o Planeta.

13) Não consumir nada industrializado! Nada de balas, chocolates (nem os veganos!) etc e tal., pois todos vem embalados, isso quer dizer: embalagens plásticas descartáveis e alimentos des-naturados (sem vida) (Vamos nos alimentar de vida, de alimentos que foram biologicamente feitos para nós, seres humanos: FRUTAS MADURAS E VEGETAIS FRESCOS!!!)

14) Fazer seus próprios produtos de limpeza, evitando assim embalagens dos produtos de limpeza que geram lixo e ainda são tóxicos para você e para o planeta (mais pra frente eu colocarei dicas e receitas de como fazer seus próprios produtos de limpeza ;-) fique atento no blog!)

15) Ter uma composteira em casa para depois reutilizar a terra para adubo. (mais informações aqui: http://www.moradadafloresta.org.br/composteira-para-todos-mainmenu-91/composteiras-domesticas)

16) Comprar roupas ecologicamente corretas ou reutilizar roupas, comprar em brechós... (um site bom para se informar mais sobre este assunto: http://www.ecotece.org.br/index.php)

17) Não comprar nada que venha embalado, e se for comprar algo novo, peça para que não embalem, leve sua ecobag e coloque dentro da bolsa.

18) Oferecer ou trocar produtos que não utilizamos mais, mas que ainda estão em bom estado.


Tenha isto na cabeça - o importante é procurar não comprar nada novo constantemente. Seja mais consciente, avalie se precisa realmente comprar aquilo; veja se consegue comprar usado primeiro, se pode consertar algo que quebrou etc...temos que ter essa nova consciência.
As coisas não são descartáveis como pensamos que são. Elas vão para algum lugar...e que lugar é esse que desaparece quando colocamos nosso lixo na lixeira e um "certo caminhão da prefeitura" vem pegar? Pense nisso. Comece mimimizar sua produção de lixo. Ao optar por uma alimentação realmente saudável e natural (somente se nutrindo de frutas e vegetais e poucas nozes e sementes) você já consegue minimizar absurdamente sua produção de lixo! Depois vem o fator "compra", como comprar seus alimentos e outras coisas mais? Utilize sacolas retornáveis. Depois, faça compostagem em casa. Depois comece a reutilizar coisas; consertar o que está quebrado; cuidar muito bem do que se tem, mantendo-o por mais tempo! Não se trata aqui do "apego" ao objeto em si, mas sim de uma nova forma de lidar com o que já existe. Não é preciso se apegar a nada, mas é preciso cuidar mais e agregar sim um valor à aquilo que se tem no momento para que ele seja mais bem cuidado, mantido e também ser trocado, e continuar se movimentando. O objetivo é o movimento das coisas, porém, para isso é preciso que elas se mantenham bem conservadas. Enfim, faça o que puder para melhorar.

Aproveitem essas dicas e reflitam sobre seus atos diários.

Vamos mudar para melhor?


Bjs bjs!

Malu

4 comentários:

Rah Sandara disse...

Adorei o poste Malu, são atitudes iguais as que você descreveu que tornarão do mundo um lugar melhor... Adorei o site do ecotece.
Beijo e um dia cheio de paz e amor.

Anônimo disse...

Oi Malu, legais as dicas....pena ser tão difícil colocar isso na cabeça das pessoas. Penso que seremos forçados a aprender a respeitar a natureza e que tal momento esta chegando.
Felizmente toda mudança tem seu lado positivo.
Estou chocado com a "secura" do nosso ar. Clima de deserto em plena serra da Mantiqueira. Será que estamos a beira de um colapso?
Bjo,
Gui

Mamãe caprichosa disse...

OI Malu!
Eu procuro ao máximo poupar os recursos naturais, mas , confesso que nem sempre consigo....preciso me desprender de alguns conceitos modernos e interagir mais com a natureza!!
Adorei seu blog....limuitos posts!
Abs
Carla
http://mamaecaprichosa.blogspot.com

Serena disse...

É... está passando da hora de recuperarmos o planeta, termos atitudes mais conscientes. Bom blog, visitarei mais vezes.