terça-feira, 13 de julho de 2010

Sistema Linfático : Pele limpa? Corpo hidratado? Saúde próspera?


Queridos, pegando carona no último artigo sobre a importância da hidratação, vamos refletir e nos informar um pouco mais sobre um tema ótimo e que pra mim faz cada vez mais sentido e também é de EXTREMA importância na manuntenção de uma boa saúde... Exercícios Físicos E O SISTEMA LINFÁTICO.

Mas antes de prosseguir, tenho uma sugestão. Que tal você já abrir abas, para ler depois deste meu artigo outros três que são de extrema relevância para a sua saúde. Um deles é sobre a Indústria dos Alimentos, o outro é sobre produtos Hidropônicos e Orgânicos e por último um sobre características nutricionais das frutas.

Então, vamos ao que interessa...

Quando falamos em exercícios físicos em um estilo de vida saudável, nós estamos falando , realmente, em um dos pilares mais importantes para manter todo um bom funcionamento do corpo e da alma! Como procuro colocar aqui no blog, um estilo de vida saudável é muito mais do que só alimentação... E neste post poderemos esmiuçar um pouco mais esses outros pontos tão necessários para a uma vida próspera. Vamos lá?


Sistema Linfático e sua relação com Exercícios físicos DIÁRIOS 


Não se exercitar rotineiramente pode baixar sua imunidade, seu apetite muda e o entusiasmo para continuar se exercitando diminui ainda mais. Então, vamos entender porque é tão importante e saudável ter um sistema linfático limpo.

Sistema Linfático


O sistema linfático coleta os resíduos do organismo. O corpo produz naturalmente toxinas devido as ações de suas funções (como metabolismo celular etc); o sistema linfático então "pega" estes resíduos e elimina-os do corpo.

O sistema linfático está, normalmente, num estado constante de "remoção de toxinas", que é gerado pelo consumo de comidas cozidas gordurosas, que a maioria das pessoas come.
Quando nós eliminamos estas toxinas que vem (normalmente) dos alimentos cozidos, o corpo pode então se concentrar na efetiva limpeza do sistema linfático, porque a energia está direcionada para "aquele" trabalho agora - e isso significa pele linda e limpa!

Aparentemente, existe 3 vezes mais fluídos linfáticos do que sangue no nosso corpo! O que é incrível, pois isso significa 18 litros de fluídos linfáticos!

Então, fica claro que a nossa saúde e a de todo o nosso corpo depende do quão limpa nossa linfa está!


O sistema linfático ajuda o sistema imunológico a destruir patogênicos (doenças) e a filtrar o lixo (resíduos), para que a linfa possa seguramente ser retornada ao sistema circulatório. Muitas vezes quando sentimos algum mal estar (cansaço etc) pode ser um bom sinal da falta de atividade física. Fique ligado nisso, pois quando nos exercitamos diariamente, ajudamos nessa faxina natural do organismo para se equilibrar. Então, se ficarmos muito tempo sem nos exercitarmos, nós prejudicamos drasticamente essa manuntenção.

O S. L. é responsável por muitas coisas! (vou começar a abreviar algumas vezes a palavra Sistema Linfático para não ficar tão repetitivo ao lerem, ok?)
Ele também remove o excesso de fluídos, resíduos, células mortas, doenças, células cancerosas, toxinas das células e tecidos... quer mais? Ele também trabalha junto com o sistema circulatório para fornecer nutrientes, oxigênio e hormônios do sangue para as células que fabricam os tecidos corporais tão importantes!

Agora você pode ter um noçãozinha de como o sitema linfático é extremamente IMPORTANTE para a nossa saúde e bem estar. Deixando ele limpo e fluindo é uma prioridade!
As consequências de uma parada e diminuição do bom funcionamento do sistema linfático pode ser muito prejudicial, podendo até mesmo ser um risco de vida! Pois com isso há o acúmulo de toxinas no corpo que geram muitas doenças...

Existem muitos efeitos colaterais originados do "bloqueio" no S. L. - não só a construção, reparação e eliminação de resíduos são afetados pela pertubação no sistema linfático, as DEFESAS DO ORGANISMO também ficam comprometidas.

Para identificarmos como está o mal funcionamento do nosso sistema linfático, vamos aos mais comuns sintomas:
-Alergias e sensibilidade à alimentos;
-Dores de cabeça e enxaquecas;
-Cólicas menstruais;
-Artrite;
-Sensibilidade mamária;
-Sinusite;
-Perda de apetite;
-Câimbras musculares constantes;
-Inchaço dos tecidos corporais;
-Fadiga mental, imprecisão;
-Humor instável;
-Depressão;
-Parasitas;
-Problemas de pele;
-Acne;
-Incapacidadede de perder gordura
-Normalmente você poderá se sentir constantemente cansado e intoxicado...
-Etc.

Ao nos darmos conta de que os nódulos linfáticos tem a função de filtrar nossos resíduos tóxicos e que normalmente produzem substâncias para nos defender de invasores e parasitas, vírus e bactérias, e destruir células anormais que podem se desenvolver no corpo (como por ex. as células cancerosas), é de extrema importância que mantenhamos ele sempre limpo, pois ele é essencial para o sistema imunológico! Como sempre, o nosso micro (nosso corpo) está todo interligado, sempre se ajudando para um equilíbrio constante...só precisamos dar uma mãozinha!

Bom, mas o que mais acontece quando nós não olhamos para nós mesmos propriamente?


Algumas vezes, resíduos são mais produzidos do que o sistema linfático pode limpar para se equilibrar. Isso resulta em excesso de toxinas na corrente sanguínea causando dor e desconforto em nossos corpos. Se a quantidade de resíduos que entra no sitema linfático é maior do que a quantidade de resíduos que sai, então nossas linfas incham, como por exemplo: abaixo dos nossas axilas, em torno de nossas virilhas e sob nossos queixos (experimente pressionar com a ponta dos dedos nesses lugares que eu acabei de citar e veja se sente alguma dorzinha, se sim, isso pode ser um sinal de que seu sistema linfático não está funcionando tão bem).

Qual é a melhor forma de nós melhorarmos a eficiência de nosso sistema linfático?


Se EXERCITAR, é claro!!! Os exercícios podem aumentar muito o fluxo linfático, principalmente se você fizer exercícios físicos puxados :-)
Com o exercício vem a respiração mais profunda que também é extremamente importante quando se trata de boa circulação dos fluídos linfáticos.
Respiração profunda e consciente acelera o fluxo de fluidos linfáticos em torno do coração.

Acredito que uma das melhores maneiras é sair para uma corrida, andar de bicicleta, caminhar em lugares bem próximos da natureza (e melhor ainda se tiver subida e descida), ashtanga ioga é maravilhoso também!, e claro todo e qualquer exercício físico que você consiga fazer constantemente e que vc saia dele suando e sentindo que se cansou bem :-)

Então fique ligado, se você tem algum tipo de "congestionamento" acontecendo neste momento em seu querido e abençoado corpo, você deve AGIR o quanto antes para reverter esta situação e com isso aumentar os fluxos dos fluídos linfáticos para desbloquear e limpar tudo!


Vamos as dicas para manter seu Sistema Linfático limpo:




- Exercite-se DIARIAMENTE -- se você não pode se exercitar todos os dias com uma intensidade boa que dê pra suar e "cansar", então respire 50 vezes profundamente! :-)
Fique sabendo que o sistema linfático é totalmente dependente da contração dos nossos músculos e da respiração profunda. Portanto, opte por fazer exercícios que façam seu coração bater bem! :-)

- Incorporar 2 vezes por semana (pelo menos) treinos de alta intensidade (sprints são ótimos! eu sempre faço o meu no final das minhas corridas)



-Escovar a pele 2 vezes por dia com uma escova de cerdas macias. Comece pelos pés e depois seguindo a direção do coração até o pescoço, em movimento circulares de baixo pra cima.


-Minitrampolins são fantásticos em dias de chuva! (Você pode encontrar à venda na internet para se exercitar em casa nesses dias) Ou simplesmente pular, dançar ao som de uma música que você goste até suar! :-)


-Beba pelo menos 2,5 litros por dia para que você consiga fazer pelo menos 10 xixis clarinhos!



- Coma uma dieta de baixa gordura e de preferência vegana e crua, priorizando as FRUTAS, pois elas alem de serem a base ideal para a alimentação humana, são digeridas rapidamente ajudando o sistema linfático fazer seu trabalho ;-)



-Evite deixar seu sistema imunológico fraco.


-Faça todas essas dicas acima constantemente e diariamente para uma saúde próspera!



Por último, umas dicas e receitinhas básicas para depois de um treino ou atividade física intensa:



- 1/4 à 1/2 melancia - picadinha e geladinha! Corte-a e disponha em uma tigela de vidro. Sente-se ao sol se delicie e se hidrate com esta maravilhosa fruta!


- Vitamina de Banana + aipo + salsinha + água de coco. Coloque um punhado de cada no liquidificador e axrescente pouca água de coco. Liquidifique e reponha todos os sais minerais!



- Leite de Melão Cantaloupe: 1/2 melão cantaloupe. Liquidifique sem água. É só picar bastante o melão e bater. Fica divino! Se aguentar, liquidifique a outra metade também ;-)



- Suco de laranja expremido na hora + algumas tangerinas sem casca e sem sementes + 1 pedaçinho de gengibre + 1 ou 2 folhas de couve. Liquidifique tudo! Hummm!


 E ai, gostou dos meu artigo? Ficou com alguma dúvida ou possui alguma sugestão? Comente e vamos trocar uma idéia!


Grande beijo de motivação!

Malu

14 comentários:

Rah Sandara disse...

Muito legal as dicas, apesar de crudivora não pratico nenhuma atividade fisica, vou começar, vou fazer essa vitamina de banana...
Beijos e boa sorte.

Luiz Paes lleme disse...

Cara que post maneiro!!! Você é um exemplo de um grande ser humano!!! Parabens mais uma vez por esse blog nota 1000!!!! grande beijoo!!!

Unknown disse...

Maravilhoso Malu!!!
Adorei!!!

Luna disse...

Malu, querida, adorei o post! :-)
É realmente impressionante como a respiração ajuda nesse processo! Através de técnicas de respiração apropriadas, podemos eliminar até 80% das toxinas do nosso organismo! E os benefícios proporcionados com a liberação dessas toxinas são imensos: alívio do stress, tensões, ansiedade, aumento do foco, da capacidade de concentração no momento presente etc.
Sem dúvidas, o cuidado e a atenção com esse trio 'alimentação-respiração-atividades físicas' são fundamentais para não sobrecarregar nosso sistema linfático e assim manter o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida!
Tb adorei as receitas, florzinha! Vou experimentá-las!!! :-)
Até que estou me saindo bem nessas invenções, sabia?! risos
Gratidão!
Beijo grande!

Horta Pronta Online disse...

Olá, conheça a Horta Pronta Online, a Horta que já vem pronta,
Lançamento no site:
http://sites.google.com/site/hortaprontaonline/
Grato, Eliel.

Anônimo disse...

Maravilha de texto.
Grande \malu...vc é demais.
Bjo,
Gui

Terry disse...

Muito bom este post, muito mesmo! Parabéns pelas dicas e pela explicação!

Tomei a liberdade de passar para meus amigos e colocar no meu site, claro, com os devidos méritos e a fonte do seu excelente site!

Anônimo disse...

Nossa é tudo o que eu precisava, preciso desta faxina. Meu SL está produzindo nódulos e eu quero dissolve-los, espero que tudo isto ajude. Obrigada.

Vanessa Moutinho disse...

Gratidão, flor!!! Super agregou à consciência da importância das auto-massagens ayurvédicas aqui ;) Arrasou!

Anônimo disse...

Amei o post, sou professora de Drenagem Linfatica Manual, e tudo esta certissimo. Parabens!!! Esperamos novas dicas, bjs

rotacontinua disse...

Oi Malu,

Estou fazendo pesquisas sobre alimentação e saúde, e seu blog tem ajudado muito.
Parabéns pelo empenho e vontade de trazer à público esses assuntos que não são tão disseminados.
Sua explicação é excelente!

Um beijo e já sinto um carinho imenso por ti.

rotacontinua disse...

Olá, muito obrigada pelas informações, estou estudando sobre alimentação natural e seu blog tem sido uma boa fonte.

Parabéns pela generosidade.

Um beijo,
Yara

rotacontinua disse...

Olá, muito obrigada pelas informações, estou estudando sobre alimentação natural e seu blog tem sido uma boa fonte.

Parabéns pela generosidade.

Um beijo,
Yara

rotacontinua disse...

Olá, muito obrigada pelas informações, estou estudando sobre alimentação natural e seu blog tem sido uma boa fonte.

Parabéns pela generosidade.

Um beijo,
Yara