sábado, 28 de março de 2009

Hora do Planeta!

Meus queridos!! Lembrem-se hoje de apagar as luzes de 20:30h às 21:30h !! Vamos ajudar o planeta nesta maravilhosa ação! :-) Conto com vocês!!
Bj grande!
Malu

Hora do Planeta 2009.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Palavras sábias...

Meus queridos! Ontem (domingo) postei umas informações muito boas...e quis postar hoje essas palavras sábias do grande Charles Chaplin que, pra mim, complementam muito o que quis dizer com a postagem anterior. É isso, um ótimo começo de semana para todos!

Percebam a vida, prestem atenção à todos os sinais... pois a vida é cheia de surpresas e acontecimentos fascinantes! Vivam o presente, o agora! :-)

Um grande beijo e boa noite,
Malu









domingo, 22 de março de 2009

Mudar pra melhor! Sempre!

Meus adoráveis e queridos visitantes!
Estou muito feliz com a repercussão do blog! :-) Tenho recebido muitos emails de gratidão pelo blog existir, e também pedindo dicas.
Isso mesmo, fiquem à vontade para pedirem dicas ou sugestões de como começar neste estilo de vida! Tenho o maior prazer em ajudá-los.

Mas, preciso lhes falar. Estou vivendo um momento muito positivo em minha vida! Descobri que a "verdade" sobre a felicidade é como os orientais mesmo acreditam : a felicidade é real, está aqui e agora, em todos os momentos presentes...é constante. Só nos basta reconhecê-la, percebê-la. E vibrar cada momento. Certo de que os momentos tristes vêm para equilibrar, mas não devemos deixá-los perdurarem.
Temos de parar de pensar que precisamos adquirir coisas materiais, ou até mesmo pessoas - como um amor, uma amizade - , trabalho etc... para mim tudo isso é complemento da felicidade. Não exatamente essas coisas, fatores, pessoas nos trazem felicidade, eles simplesmente complementam-na. São extremamente importantes, mas só as percebemos e damos o verdadeiro valor quando nós nos bastamos, quando nós descobrimos nossa própria felicidade - o que nos faz realmente felizes - e quando conseguimos nos bastar e sermos felizes sozinhos, aí sim, estamos preparados para compartilhar esse felicidade com as pessoas, o amor, o trabalho e coisas materiais.

Aliás, desde que comecei a me alimentar de alimentos naturais - crus (frutas, vegetais e poucas nozes e sementes), me exercitar diariamente e deixar o medo de lado e me encarar - digo, no sentido de me aceitar como sou, ver meus defeitos, meus erros e não fugir deles, mas sim procurar compreendê-los e fazer o possível para transmutar e transformá-los em aprendizado-experiências (que como meu avô já dizia : " Experiência é o acúmulo de desilusões"( 1.) passei a reconhecer verdadeiramente o sentido da palavra FELICIDADE. E desde então tenho vivido momentos incríveis, onde me encontro rindo à toa, como uma criança, sentindo profundamente o cheiro das flores por onde passo, o som dos passáros, o "toque" do vento que passa suavimente por minha face e leva meus cabelos como quem veio dar só um carinho... enfim, momentos simples porém mágicos e inesquecíveis!

(1) Mas o que viria ser uma desilusão? Algo realmente ruim?
Vamos ver por outro ângulo.
A palavra desilusão significa não ilusão, pois o des siginifca não. Então quer dizer que você já não está mais iludido (!), e sim já "caiu na real" e está vendo por outro ângulo o que se passou com você. Isso é sabedoria. Não devemos pensar que desilusão é algo ruim e sim, devemos ver pelo lado positivo: não estou mais iludida(o). Posso agora levar como experiência para não mais errar no futuro = referência.
)

E é esse meu maior desejo: passar informações para vocês de como acordar para a nova Era, para os novos pensamentos, atitudes, mentalizações, desejos e fazer o possível para dar valor à CORAGEM (= agir com o coração) e descartar o MEDO.
Mas, para isso precisamos MUDAR.

Então, vamos??!!

O que deves saber para começar??
Em primeiro lugar, vc deve saber que existem muitos mitos! O mito da proteína, por exemplo, é um deles. Não precisamos tanto de proteína como falam. Na verdade só precisamos de 6% à 10% de proteína!! É isso mesmo! Enquanto a indústria alimentícia nos cega com a informação que precisamos de 25% (!!) de proteína. Um absurdo, mas que faz sentido...afinal, eles precisam fazer uma média baseada em seus produtos : carne, leite e derivados - que têm muita proteína...tanta que quando nos alimentamos basicamente delas e em grande quantidades, só nos geram problemas de saúde, ou melhor, de doença! :-) ... e só aumentam a poluição tanto dos nossos corpos quanto do planeta, pois geram muitos resíduos.
Então, por favor cuidado com o que lê. Tem muita bobagem e enganação por aí.

Mas vamos lá, por que excesso de proteína faz mal??
Muita proteína na nossa dieta é associada com todos os problemas de saúde, incluindo sintomas como a constipação e outras desordens digestivas que geralmente levam a toxemia (sangue e tecidos tóxicos) e eventualmente ao câncer.
Em geral, alimentos hiper-protéicos( ricos em proteínas) são acidificantes no corpo dos humanos (até mesmo feijões, ervilhas e lentilhas contém muita proteína). Isso é porque seus minerais predominantes são os minerais ácidos - cloro, fósforo e enxofre. Para manter a homeostase (propriedade de regular seu ambiente interno) o corpo contrabalanceia a acidez causada pelo excesso de consumo de proteína. Infelizmente, o faz em parte usando um precioso mineral alcalino - o cálcio - da nossa corrente sanguínea. O corpo repõe o cálcio da corrente sanguínea, aonde os níveis de cálcio precisam se manter relativamente constantes, removendo-os dos dentes e ossos, abrindo espaço para a osteoporose e a queda de dentes.
E não pense que bebendo leite de vaca ou cabra irá suprir essa falta. Pois para quem não sabe o leite e seus derivados são conhecido como os alimentos que mais retiram cálcio dos ossos e dos dentes, pois como os outros alimentos protéicos, eles também o são, além de serem de dificílima digestão e assimilação, afinal, é leite de outro animal né?! - e pra quem não sabe, o ser humano é o único animal que bebe leite depois de adulto. Meus queridos, nós não possuímos as enzimas necessárias para digerir o leite. Isso só nos mostra como não fomos feitos para tomar leite de nenhum outro animal, somente das nossas mães!

Não é coincidência que as frutas e vegetais contenham apenas a quantidade certa de proteína para manter e construir o corpo humano. Nem é uma coincidência que os minerais fornecidos predominantemente são : cálcio, sódio, magnésio e potássio. :-)

Encontramos proteínas em quantidades ideais nas folhas verdes ( as verde-escuras são preferidas tb). Isso quer dizer = salada de folhas em grande quantidade!Ou coloque-as nos sucos de frutas batidos no liquidificador (ou smothie) .

Em relação aos outros dois "elementos" fundamentais para uma alimetação equilibrada se encontram a Gordura e o Carboidrato.

Em relação à gordura, tome muito cuidado! Porque ela é a causadora de, praticamente, todas as doenças! Também deveríamos comer no máximo 10% de gordura por dia, e somente consumir: abacate; castanhas cruas, orgânicas e frescas; sementes(gergelim, linhaça, girassol) cruas, orgânicas e frescas; e outras nozes também cruas, orgânicas e frescas.
Tudo inteiro/integral. Não deveríamos comer seus sumos = azeite, óleos de todos os tipos e nem cozidos ou tostados! Porque eles se tornam rançosos, e muuuiiittooo prejudiciais à saúde. Além de serem refinados = não existe na natureza, foi feito pelo homem através de máquinas e isso consequentemente não é normal para o corpo...é algo estranho, literalmente.

E em relação aos carboidratos, o nosso sistema digestivo e nossa fisiologia, por inteiro, foram desenhadas e feitas para o consumo de carboidratos simples = frutas!! Nada mais!
Por quê?
Porque as frutas são perfeitas, doces, saborosas, aquosas= contém muita água - então consequentemente nos hidratam perfeitamente!(eu por exemplo não preciso usar creme corporal e isso é = não gerar lixo, e nem colocar produtos químicos nos meu corpo) , contém fibras solúveis - que são extremamente necessárias para o movimento peristáltico, que ajuda na evacuação -, nos dão todas as vitaminas que precisamos em quantidades perfeitas, e que vem junto no pacote, outras substâncias necessárias para a digestão otimizada. Tudo em seu perfeito equilíbrio e quantidade. Isso quer dizer = melhor digestão = melhor absorção de nutrientes = saúde otimizada. :-)

Além do que, os outros carboidratos complexos = difíceis de serem digeridos, não são ideais - que são os grãos ( arroz, milho, trigo, cevada, centeio, aveia etc) são extremamente severos aos nossos delicados tratos intestinais, já que não absorvem água e suas extremidades e laterais continuam afiadas. Essas fibras literalmente arranham nossas delicadas paredes intestinais, irritando e dilacerando-as como se tivéssemos comido vidro. Na resposta a essa abrasão a membrana mucosa, que protege as paredes intestinais, engrossa, o que faz a fibra irritar menos, entretanto reduz a capacidade do corpo de absorver nutrientes = digestão atrapalhada = pouca absorção de nutrientes = saúde precária.

Temos também no grupo dos carboidratos complexos : raízes e tubérculos (batatas, batata doce, inhame, cenouras, beterrabas, rabanete, batata barôa e as do gênero) e legumes ( feijões, ervilhas e lentilhas).

Com a exceção do milho, ervilhas e algumas raízes como cenouras e beterrabas - quando tiradas diretamente da horta e consumidas logo em seguida sem nenhum processo: cozinhar, temperar etc - simplesmente nós não conseguimos consumir grandes quantidades, pois, carboidratos de amido são muito difíceis para nossos corpos digerirem. Isso acontece mesmo quando são comidos crus, GERMINADOS, cozidos, processados ou refinados. Não temos as enzimas digestivas (amilase) necessárias para quebrar os oligossacarídeos dos feijões, nem os polissacarídeos (celulose e outras fibras) nos grãos e vegetais de amido, um sinal convincente que não foram feitos para o consumo humano.

Espero que gostem e reflitam! Vamos mudar pra melhor?! Está nas mãos de cada um.

Um grande beijo!

Malu



quarta-feira, 4 de março de 2009

Posso prosperar apenas em alimentos crus??

“Nenhum nutriente essencial existe na carne, grãos, legumes, ou laticínios que não estejam viáveis nas frutas, vegetais, nozes ou sementes - em uma forma muito mais fácil de digerir. De fato, muitos nutrientes vitais, tais como fibras solúveis e milhares de fitonutrientes, somente podem ser adquiridos das plantas (quando falamos plantas estamos incluindo frutas, folhas e sementes).

Frutas, vegetais e verdes folhosos não contém apenas quantidades sustentáveis de carboidratos, proteínas e gorduras, eles também têm os mesmos nas porcentagens, proporções e formas que são as ideais para a saúde humana.”

E então vem a pergunta: “ Frutas e vegetais contêm os nutrientes suficientes?”

A melhor qualidade de água , vitaminas, minerais, antioxidantes, fitonutrientes, enzimas, coenzimas, fibras, proteínas, carboidratos e gorduras todos vêem das frutas e vegetais orgânicos crescidos em solos vivos ricamente adubado. São pacotes nutricionais completos e fornecem todos os nutrientes que precisamos, nas proporções e quantidades que nossos corpos requerem para o funcionamento adequado. Nenhum tablete de vitamina feito pelo homem ou outro suplemento pode se comparar aos artifícios da natureza!”

De todos os alimentos , frutas são as mais ricas em vitaminas e água e o segundo mais rico em minerais e fibras, enquanto vegetais e verde folhosos são ricos em minerais e fibras, e segundo mais ricos em vitaminas e água = perfeito equilíbrio!

Frutas, sendo muito mais ricas em calorias do que os vegetais, são portanto capazes de nos abastecer adequadamente, e devem comprometer a maior parte de nossas dietas. Algumas frutas, no entanto, realmente têm poucos minerais, então é importante incluir vegetais em nossas dietas para compensar essa eventual perda que pode ocorrer numa dieta estritamente frugívora.

Precisamos de pequenas quantidades de gordura e proteína. Então, embora frutas e vegetais não sejam ricos em proteínas e gorduras, continuam as fontes ideais.”

“Por milhões de anos, a maioria dos humanos e seus ancestrais viveram um estilo de vida em conjunto, em um ambiente tropical aonde grandes quantidades de frutas fáceis de serem colhidas estavam sempre à disposição para poderem alcançar suas necessidades nutricionais. A dieta humana provavelmente era baseada inteiramente nos alimentos das plantas e comida sem a aplicação do fogo ou calor. De acordo, o trato digestivo e de eliminação humano se desenvolveram para processar frutas cruas e vegetais para combustível e crescimento. Somos biologicamente criados para obter nossa nutrição de frutas e vegetais não cozidos.

Apenas nos últimos 10.000 anos a agricultura de cereais permitiu o homem mudar sua dieta frugívora para uma dieta baseada em grãos cozidos. O corpo das pessoas continua o mesmo, mas o alimento que escolheram comer começou a variar para pior. O corpo humano não teve tempo suficiente, falando em termos de evolução, para alterar seu sistema digestivo a fim de alcançar esta mudança de dieta. A probabilidade de fazer é na melhor das hipóteses mínima, já que os alimentos aquecidos são nutricionalmente inferiores de qualidade e cozinhar introduz elementos tóxicos. Consequentemente a adaptação seria uma queda e seria tecnicamente considerado regredir nossa evolução.”

Comer alimentos crus me tornará saudável?

A dieta crudívora - ou Natural, apropriada resultará em uma saúde melhorada, mas preciso enfatizar que o corpo, não o alimento, cria saúde. O alimento não constrói, o corpo constrói. O alimento não limpa, o corpo limpa. Boa saúde, além de tudo, é o resultado de um estilo de vida saudável.

É importante entender que os alimentos não nos curam; o corpo faz toda a cura. Alimentos crus ou cozidos simplesmente fornecem material que o corpo usa para fazer todas suas variadas funções. Entretanto, alimentos hipo-lipídicos crudívoros veganos ( que quer dizer: alimentos de baixa gordura crus e vegetarianos – que não incluem nada de origem animal) fornecem uma vasta gama de nutrientes de alta qualidade e são, portanto os mais prováveis para fornecer a perfeita proporção de materiais crus necessários para o corpo se curar.
A dieta/estilo de vida natural e crudívora é um dos componentes de uma vida saudável. Descanso e sono adequados, atividades físicas vigorosas, muito ar fresco, luz do sol, uma visão positiva da vida e muitos outros fatores são essenciais para criar uma boa saúde.”

Fonte: Livro “ The 80/10/10 Diet – Dr. Douglas N. Graham


E assim termino meu resumo de hoje. Leiam com atenção, releiam. É preciso que entendam, compreendam, raciocinem.

Inclusive as próximas postagens, continuam sendo sobre “crudivorismo” e serão postagens para fazer pensar! Porque só assim poderão compreender verdadeiramente e refletir em qual caminho querem seguir : ter uma saúde próspera e de brinde ser mais ecológico e com isso gerar impactos mínimos no planeta, ou simplesmente sobreviver numa dieta não-ideal( ao longo das postagens estarei explicando porque não são alimentos ideais) que só trazem problemas de saúde e além disso geram grandes impactos ambientais. A escolha é sua. Por isso se informe e reflita, é o que recomendo a todos que querem fazer algum diferença e mudar pra melhor.


Um grande e imenso beijo!!!


Malu