segunda-feira, 6 de julho de 2009

Respiração e Movimento

Hoje falaremos de duas coisas importantíssimas para o nosso Bem-estar físico, mas que têm uma grande influência no nosso bem-estar emocional e espitirual também.
Leiam atentamente cada palavra e, se preciso, releiam, para entenderem bem estas informações maravilhosas.

Começo com um maravilhoso texto que encontrei em um maravilhoso blog - também :-). O endereço do blog é : http://majivanprabhuta.blogspot.com/2009/02/o-que-e-respirar.html . Acessem-o... é simplesmente maravilhoso e engrandecedor.

O que é respirar?




"Como respiramos?

Que partes do nosso ser são envolvidas no ato de respirar?

Muitos podem pensar em respiração como algo apenas corporal. Nada poderia ser mais distante da verdade. Respirar envolve muito mais do que simplesmente absorver oxigênio e produzir gás carbônico. Tudo o que você sente está diretamente relacionado à forma como você respira. Quanta energia você tem depende de quanto você respira. Sua capacidade respiratória exemplifica a forma como você lida com o mundo e com as pessoas ao seu redor. Observe uma criança bem pequena respirando. Observe seus movimentos. Observe a forma como olha as coisas a sua volta. Observe como permanece inteira no momento e como parece ter acesso a uma energia que nunca termina. Só de olhar, já dá para se sentir cansado. E curioso... Provavelmente, já está se perguntando como é possível.

Como elas conseguem?
Quando deixamos de conseguir?
Uma criança respira livre e profundamente. Todo seu corpo é tocado pela respiração. Todo o seu ser é constantemente banhado pela energia abundante da respiração.
Infelizmente, vivemos num mundo onde as regras da educação são extremamente restritivas e castradoras. Junta-se a isso a falta de espaço seguro onde crianças possam se expressar e interagir, pais extremamente ocupados e pouco disponíveis e a preocupação crescente com a segurança e o bem estar das mesmas, e chegamos ao ponto onde estamos. Isso é, cada vez mais cedo, as crianças descobrem que precisam se anestesiar, que precisam restringir sua expressão espontânea, que precisam se tornar sociáveis para não serem punidas. E para fazer isso, começam a segurar no corpo toda essa energia extra, restringindo inconscientemente sua respiração.
Todas as vezes que uma criança recebe mensagens como: "Não faça barulho", "Fique quieta", "Não pule", "Não corra", "Cuidado para não cair", "Não chore", etc, algo dentro dela precisa ser encolhido, precisa ser "engolido" e para fazer isso ela necessariamente precisa tensionar o corpo e diminuir a respiração.

Acredito que a princípio, isto seja uma tarefa árdua. Mas, com o tempo aprendemos como fazê-lo tão eficazmente que passamos a não notar que o estamos fazendo. E assim nascem as tensões corporais, os padrões mentais e os nós emocionais.
Crescemos e sobrevivemos alimentando esses muros protetores. O corpo vai se transformando em depósito de tensões crônicas, nossas mentes se tornando estreitas e rígidas e nossas emoções permanecendo trancadas num quartinho escuro dentro dos nossos corações. E para manter isso tudo sob controle passamos a vida respirando cada vez menos profundamente.
Bom, é certo que fizemos o que tivemos de fazer para sobreviver e sermos considerados sociáveis. Mas, como adultos nos encontramos encolhidos, restritos, assustados e, ouso dizer, infelizes. No fundo de nossa alma, sabemos que podemos ser muito maiores do que somos. Nossos corações gritam por expansão e florescimento. Nossos corpos anseiam por flexibilidade e sensações prazerosas. E nossas mentes nos incomodam com um tagarelar incessante exigindo, como uma criança hiperativa, nossa atenção.
O resultado dessa conta pode ser visto em qualquer ser humano desse mundo moderno. Problemas de coluna, pressão alta, enxaquecas crônicas, gastrite, ansiedade, síndrome do pânico, fibromialgia, e tantos outros.
Bom, então o que fazer?

Levando-se em conta que nossa primeira ferramenta de controle foi nossa própria respiração, acredito que usar a mesma para desfazer nossos nós seja o caminho mais curto para resgatar nossa saúde, no sentido amplo da palavra. Qualquer atividade que intensifique e aprofunde nossa capacidade de respirar vai trazer bons frutos. Quando conscientemente trabalhamos nossa respiração, criamos um espaço de cura e nutrição interno, porque quebramos o padrão de estarmos sempre olhando para fora na tentativa de suprir expectativas alheias e finalmente nos damos a oportunidade de sermos verdadeiros e completos."

E depois de falarmos da importância da Respiração, vamos comentar um pouco sobre o Movimento... Quando digo movimento, quero dizer exercícios físicos necessários para o dia-a-dia e o verdadeiro Bem-estar.


"Para seu perfeito funcionamento o corpo necessita de movimento. Mas, movimento ordenado, sem sacrifícios. O esforço faz bem, desde que o prazer o acompanhe. O perfume da natureza, o frescor da brisa, as cores do dia trasnformam o esforço num conjugado de movimento-mentalização-espiritualidade." Nuno Cobra


E é isso mesmo. Quando fazemos exercícios físicos ao ar livre - e é o que recomendo a todos - nós fazemos muito mais que um simples trabalho cardio-vascular... nós interagimos com o ambiente à nossa volta, com a natureza, com os pássaros, com o ar, com o barulho da cidade (pra quem vive em cidade grande como eu), com as pessoas que passam pela gente e muito mais... a concentração no exercício é de extrema importância, para um melhor efeito... mas, a interação com o todo à nossa volta é de suma importância também, pois nos dá prazer no exercício, nos conecta com o Todo...nos conecta com a vida.

Pela minha experiência de cada dia, sei como isso é importante. Pois, eu sempre saio para correr na Lagoa Rodrigo de Freitas - no Rio de Janeiro, e lá você interage com uma série de coisas e pessoas... é lindo apesar do barulho e da poluição dos carros :-)... sei que não é o melhor lugar para se correr, mas por enquanto é onde posso correr...assim que puder continuarei indo correr lá nas Paineiras - perto do Cristo Redentor - em meio aquela natureza exuberante e cheia de oxigênio purinho para eu absorver e realizar um maravilhoso exercício físico e mental, além de muito espiritual... porque estar lá, já é divino. :-) Eu recomendo a todos!

Mas gostaria só de dar um aviso. No livro "A semente da Vitória" do Nuno Cobra, ele comenta sobre se exercitar em demasia, e que isso não é nem um pouco positivo. Temos de ter em mente que o exercício físico é FUNDAMENTAL e extremamente NECESSÁRIO para uma verdadeira saúde, porém, não devemos abusá-lo.

Mas, vamos lá, com as palavras, Nuno Cobra :

" O fato de se conseguir um extraordinário desenvolvimento do aparelho cardiocascular não significa que se deva explorá-lo em seus limites. Quanto mais se aumenta o trabalho em intensidade, mais oxigênio tem-se de utilizar. E o oxigênio que nos dá a vida é também um elemento que provoca a oxidação no organismo, por isso tem de ser usado com critério. Não há sentido em se utilizar muito oxigênio num trabalho forte apenas para satisfazer o desejo. Isso provoca um envelhecimento precoce."

Complementando, faça exercícios físicos regurlamente, no seu ritmo, na sua melhor intensidade, sem exigir muito, com calma e tranquilidade, lógico que lembrando que depois de um certo tempo se exercitando diariamente, vc sente que seu corpo pede mais velocidade, mas intensidade etc...mas um conselho, deixe seu corpo te dizer, repeite-o ...e ele lhe agradecerá, com uma ótima saúde, vitalidade e um corpo esbelto! :-)


Um grande beijo!

Malu



Se inscreva no site!

www.alimentacaointeligente.com.br

Curta no Facebook! 

www.facebook.com/alimentacaointeligente 
www.facebook.com/malupaesleme

Me Siga no Instagram!


@malupaesleme

5 comentários:

guilage disse...

Oi Malu, já li um pouco a respeito do aumento da oxidação ocasionada pela atividade física.
Ocorre que, com o esporte,a eliminação dos radicais livres tb aumenta e, felizmente, em proporções maiores.
Acho que uma yoga cai bem tb. Estou começando. Te ensina a respirar.
Bjo

guilage disse...

Malu, estou com um texto sobre a produção de salmão e estou querendo repassar. Estou cansado de ouvir que "comer peixe é tranquilo", "até peixe vc parou" ou "qual o problema de comer peixe".
Gostaria de lhe enviar e quem saiba vc possa ajudar.
Bjo
Gui

Malu Paes Leme disse...

Com certeza Gui! Mande-me por email... malu_maga@yahoo.com.br
Estarei aguardando!
Bj grande!
Malu

Paulo Roberto Gaefke disse...

Malu, seu blog é show pela organização...tudo clean...e sabe aprendi com ele a beleza de ouvir o Secret Garden, do qual virei fã de carteirinha. e no meu anjo www.meuanjo.com.br eu coloquei um vídeo da dupla em Relaxamento...uma delícia para se ouvir com a alma.
Bjs e saudações crudivoras.
Paulo
comercru.blogspot.com

Sonia Maria Mattoso de Moura disse...

Olá Malú adorei seu blog, escreva mais coisas... estou bebendo mais agua e comendo mais frutas. obrigada