segunda-feira, 30 de junho de 2008

Alimentação Inteligente??

Olá!
Bom hj fui perguntada sobre o que seria uma alimentação inteligente, e daí resolvi postar aqui uma explicação.
Acredito que outras pessoas ,talvez, tenham dúvida sobre o que realmente seria uma alimentação inteligente.
Então lá vai...

Alimentação Inteligente é uma forma de se alimentar com consciência, em primeiro lugar.
Mas o que viria a ser essa consciência?...
Bom, nós já sabemos que a alimentação contemporânea gera muito lixo(pacotinhos, garrafas pet, sacolas plásticas, papeizinhos de bala etc etc etc), resíduos químicos (de detergentes, shampoos, condicionadores, óleo de cozinha, substâncias químicas que vem dentro dos alimentos que a maioria come como estabilizantes, realçadores de sabor etc ) , agrotóxicos ( que deixam resíduos químicos nos lençóis freáticos e só vão estragando mais e mais a nossa terra), e isso tudo só gera um desgaste pro Planeta e para os nossos corpos.
Depois temos o agravante da carne( seja ela frango, boi ou peixe), leite e seus derivados ... que vão acabando com as florestas, com os lençóis freáticos e principalmente com o nosso corpo. Daí é que eu chego no ponto... vai acabando, destruindo, minando, exaurindo, desgastando nosso corpo até o momento que ele dá adeus...mas é lógico que antes disso, normalmente ele dá sinais que não ouvimos ou não queremos ouvir ( como dores de cabeça, dores no corpo, manchas na pele, diarréia, mudanças bruscas de humor, espinhas, verrugas etc...) que as pessoas simplesmente ignoram tomando drogas (ou medicamentos) ,que pra mim dá no mesmo, comem mais alimentos que agridem o organismo, se drogam, bebem, fumam, usam todos os mecanismos para tentar "abafar" os sintomas que o corpo vai mostrando...e com isso só vai piorando a situação...pois esses sintomas vão se agravando até... bom, vocês já sabem!
É por isso, que uma alimentação vegetariana vegana e crua (brotos, alimentos crus, frutas, sementes, castanhas, alga marinha, clorofila, coco etc) é a melhor opção para você e para o Planeta! Pois exige muito pouco do seu organismo para digerir(e esse que é o grande negócio!) e muito menos do Planeta, pois não gasta quase nada e quase tudo vira adubo...a melhor parte é essa também...praticamente toda comida que eu como vira adubo...e do bom! Imagina então o que faz no meu corpo?!...Agora imagina jogar batata frita, carne cozida, alimentos cozidos- bolo, biscoito, bala...- na natureza e ver o que acontece...apodrece, não serve pra nada.... então é isso que você deseja ter dentro do seu corpo...algo que apodrece?! sem vida, sem enzimas, sem poder ser reutilizado para plantar novamente seu alimento? É minha gente, aí está a explicação do que é uma Alimentação Inteligente.
Espero que tenham entendido, assimilem e reflitam. Sempre.

Um grande e super Beijo!!
Até semana que vem, pois essa semana irei trabalhar num restaurante vegetariano em Paraty, na semana da Flip.
Até lá!

Malu

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Dicas!Dicas!Dicas!

Boa Tarde!

Hoje decidi postar dicas boas, na verdade umas reflexõezinhas de como no alimentamos e como devemos (realmente) nos alimentar. Tirado do livro "Semente daVitória" - Nuno Cobra.

" Devemos olhar bem os alimentos e perceber o que se está ingerindo. "
"...Tocar com as mãos a salada para dar mais informações ao organismo do que se irá ingerir. Apanhar - com as mãos bem lavadas, é claro - uma folha de alface ou um galho de agrião dará mais dados ao seu organismo a respeito do que se está consumindo. "

"Também deve-se cheirar bastante o alimento."
"... Pode-se achar coincidência, mas o nariz está logo acima da boca para não morrermos invenenados. O olfato é muito importante, pois envia ao cerébro as informações necessárias para que se processem enzimas que atuam na preparação da digestão dos alimentos."

" Deve-se mastigar muito devagar. Se as papilas gustativas, que são as responsáveis por propriciar o paladar, estão apenas na boca, por que engolir o alimento tão rapidamente? A idéia que se tem é que, por algum motivo desconhecido, as pessoas detestam sentir o gosto dos alimentos. Por mas que digam que adoram o quer que seja. "

"... O fato é que as pessoas se alimentam mais por compulsão do que por prazer. Quando percebem, já engoliram."

"Então a regra inicial é deixar o alimento na boca o maior tempo possível. Primeiro, para que se tenha o prazer do paladar por bastante tempo, já que depois de engolir não sentimos mais o seu sabor. Segundo, porque ajudamos sobremaneira o organismo ao triturar suficientemente o alimento, facilitando a digestão, que começa quando o alimento ainda está na boca."
"... somente deve-se engolir o alimento depois de completamente liquidificado pela mastigação. Além de tudo, o mastigar vagaroso auxilia na ingestão da refeição, o que permite a comunicação do estomâgo com os centros saciadores da fome no cérebro, avisando no tempo adequado que a pessoa já está abastecida suficientemente e evitando que ela coma até sentir-se entupida."

"É algo descomunal lançar garganta abaixo essa comida medonha que o homem moderno coloca e seu interior orgânico. Os menininhos têm de trabalhar muito pesado. O pior é que se misturam à batata frita a picanha engordurada, molhos e açúcares. A moçada vai ter de se matar de tanto trabalhar. Ficam exaustos. É como se fizessem uma malhação várias vezes por dia. Um desastre total para o organismo, que não entende nunca por que fazem isso com ele. É necessário então pesar sempre o custo-benefício para saber se valeu a pena todo esse trabalho ou somente houve desgaste, porque a energia gerada para o organismo é quase igual à que se perdeu aproveitá-la."

" Nunca se comeu tanta coisa diferente com tanta indiferença. A grande saída é voltar ao simples, procurar alimentos integrais e com menos aditivos químicos, o que sem dúvida favorece o bom funcionamento orgânico. Esse procedimento é incado para pessoas que desejam viver saudáveis e dispostas. "

"O corpo gosta de sentir-se confortável, de sentir prazer, sentir os cheiros, os sabores, gosta do contato, da interação dos corpos, da consumação que vivifica. Sem ansiedades , sem pressão, sem angústia. Somente a entrega, o deixar ir, o ser."

E assim termino minhas dicas por hoje. Espero sinceramente que gostem. E como sempre reflitam....afinal, a informação está aí.

Um grande beijo,
Malu

terça-feira, 24 de junho de 2008

Dalai Lama - frase

" Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior.
Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores.
Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto." Dalai Lama

É meu queridos, Sua Santidade, o Dalai Lama. Reflitam.

Boa noite,
Malu

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Dicas de inverno!

Meus queridos!
Boa tarde...e que tarde!
Cada vez que me dou conta da beleza que é essa cidade, fico mais feliz! E é uma felicidade constante, pois o tempo todo paro pra admirar essa cidade.

E para acompanhar esse tempo tão gostoso, friozinho e com um solzinho pra esquentar e iluminar a tudo e a todos, posto hoje umas dicas de que alimentos devemos priorizar na próxima estação - o inverno .
Pois os alimentos que estão na estação é o que devem ser priorizados, porque eles tem todos os nutrientes de que precisamos para essa estação do ano (para nos nutrirmos e nos protegermos de gripes e resfriados).

É incrível quando nos damos conta dessa realidade. Os alimentos cítricos(morango, kiwi, tangerina, limão, salsa...) vem com tudo para dar uma boa quantidade de vitamina C. E também os alimentos feculentos, como a batata doce, o inhame, a mandioca, para dar uma quantidade maior de carboidratos.
E também temos as oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, amêndoas etc...) e sementes que terão a função de esquentar nossos corpos com gorduras "do bem" . Devemos comê-los crus. Para equilibrar o cru com o "frio" do inverno, vamos dizer assim, devemos tem em mente que quando comemos alguma salada, ou prato cru, devemos temperá-los com temperos "quentes" como : gengibre, pimenta, cominho, curry, alho, cebola etc. Pois assim comemos os alimentos com todos seus nutrientes e enzimas , e nos esquentamos ao mesmo tempo. Lindo não?!
Então é só pegarem essa dica e seguir nesse inverno, com muita saúde e prazer!

Alimentos da estação (inverno) que devem ser priorizados:

Julho
: abóbora, banana nanica, batata doce, inhame, madioca, tangerina.

Agosto
: abóbora, abobrinha, acelga, alho póro, banana nanica, batata doce, beterraba, couve-flor, kiwi, morango, nabo, tangerina.

Setembro
: abóbora, abobrinha, acelga, agrião, alface, alho póro, banana nanica, batata doce, beterraba, brócolis, couve-flor, espinafre, kiwi, morango, nabo, tangerina.

Mas durantes os três meses (inverno) também estarão na época:

Cebola, cenoura, chicória, coco seco, couve mineira, jiló, laranja, limão, maracujá, milho verde, repolho, salsa, tomate, beringela, cebolinha, jabuticaba, mamão , pepino.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Clorofila!!!

Mais uma ótima informação. Leiam e absorvam, e tentem acrescentar ao seu dia-a-dia... como sempre Vale à pena!
Um grande e imenso beijo,

Malu

Por Alexandre Pimentel

Do ponto de vista químico, a clorofila tem quase todos os componentes do sangue. Foi o Dr. Richard Willstatter, um químico alemão, que descobriu as semelhanças existente entre a molécula de clorofila e a de hemoglobina, substância vermelha do sangue, responsável pelo transporte do oxigênio para as células. Mais oxigênio e nutrientes para o sangue é sinônimo de mais disposição e vitalidade para o corpo. A hemoglobina é composta por um átomo de carbono, um de hidrogênio, um de oxigênio e um de nitrogênio, agrupados num átomo simples de ferro.

A clorofila possui os mesmos elementos, sendo que o átomo em torno do qual se agrupa é o de magnésio.

Assim como as algas possuem a maior quantidade de traços minerais do mar, a clorofila possui a maior quantidade de traços minerais da terra. Uma das melhores maneiras de aumentar o sangue vermelho no corpo é usar a clorofila em forma concentrada, ou como sucos vegetais. Ela constitui uma grande riqueza nutricional na prevenção e terapêutica da anemia. A clorofila está presente na maioria dos vegetais atingidos pelos raios solares. Assim como a luz solar controla o cálcio orgânico, as verduras também controlam o cálcio do corpo. Nenhum elemento tem acesso mais rápido à corrente sangüínea do que a clorofila. Ela é, pois, um fator nutricional importante e um dos maiores curadores da Natureza. A clorofila que vai para o corpo, no entanto, leva uma quantidade generosa de vitaminas – A, complexo B, C, E e K –, aminoácidos, minerais e enzimas. A oferta de vitamina K no suco de clorofila ajuda no processo de coagulação do sangue. Daí a função cicatrizante e reguladora do fluxo menstrual da bebida verde. Também facilita a absorção de cálcio pelo organismo e evita doenças como osteoporose.

A clorofila ajuda na eliminação de toxinas do sangue, fortalece o sistema imunológico, tem função antiinflamatória e controla o peso. Cuidado: O estresse e a deficiência na alimentação dificultam a eliminação de toxinas pelo corpo. Se a pessoa bebe muito suco de clorofila concentrado, pode querer jogar toda a sujeira fora de uma vez e provocar diarréias e vômitos. Comece lentamente!

Incluir porções variadas de vegetais vivos e vitalizantes nos hábitos alimentares é uma de nossas grandes necessidades, tendo em vista o fato de que os alimentos industrializados produzem excesso de acidez orgânica e que a clorofila é um auxílio no processo de sua eliminação.

Indicações Medicinais

• Suco de Alfafa

Indicado para pessoas em estado de estresse, depauperadas ou em grande atividade física ou mental. Utilizado na convalescença e na complementação alimentar como uma grande fonte de energia, tem ação desintoxicante e depurativa, fortalece o sistema circulatório e o músculo cardíaco, ajuda a eliminar radicais livres, auxilia no tratamento da hipertensão arterial, previne anemias, regulariza a função intestinal, combate o mau hálito e protege a célula hepática.

• Suco de Dente de Leão

Exerce grande atividade no fígado, vesícula biliar e nos rins. Com seus sais nutritivos naturais, purifica o sangue neutralizando todos os ácidos. É indicado no tratamento auxiliar de eczemas, dispepsias, diabetes, constipação crônica, distúrbios e hemorragias menstruais, cálculos vesicais e melhora do apetite dos convalescentes. Muito boa indicação para casos de gota e artrite.

• Suco de Couve

É remineralizante forte, laxante, vermífugo, tenífugo, estimulante do apetite, tônico para crianças em crescimento. É indicado nos casos de úlceras gástricas e duodenais, asmas e bronquites, disenterias, problemas hepáticos, cálculos renais, hemorróidas, colite ulcerativa, menstruação difícil ou dolorosa, bócio exoftálmico e anemia.

• Suco de Salsa

Por suas propriedades medicinais, é utilizado como estimulante, diurético, anti-séptico peitoral. É também indicado para regularizar a menstruação, para hidropisia, reumatismo, cálculos renais e problemas gástricos.

• Preparo e utilização de sucos verdes

Ofereça vários tipos de sucos verdes a meus filhos. Se você ainda não viveu essa maravilhosa experiência, faça o teste e perceba com seus próprios olhos. No início pode ser um pouco difícil, mas não há organismo, principalmente infantil, que consiga resistir muito tempo às boas coisas da natureza. É importante que você varie diariamente os tipos de vegetais. Folhas como as de abóbora e batata doce e outras também dão excelentes sucos. Mas é vital que você obtenha folhas ou vegetais frescos e, de preferência, isentos de agrotóxicos, lavando-as bem com água corrente. Depois, liquidifique ou centrifugue bem, misturando água com caldos de frutas conforme narrei no parágrafo sobre o capim de trigo. Costumo utilizar uma xícara de folhas socadas para 500ml de água, mais o suco de fruta. Não esqueça de coar e beber na hora, diariamente entre as refeições, em pequenos goles, ensalivando bem. Você pode também utilizar os sucos verdes na papa do bebê, misturar à massa do pão, ao caldo do feijão ou sopas, no preparo de panquecas, bolinhos, massas e outros pratos.

Principais Benefícios da Clorofila:

· Estimula a limpeza do intestino
· Desintoxica o fígado
· Aumenta a produção de hemoglobina
· Auxilia na absorção de cálcio
· Retarda o envelhecimento
· Acelera o processo de cicatrização
· Elimina odores do corpo
· Limpa dentes, gengivas e elimina o mal hálito
· Fortalece o sistema imunológico
· Regula a menstruação
· Neutraliza as toxinas ingeridas
· Evita e melhora problemas com excesso de açúcar no sangue.

sábado, 14 de junho de 2008

Exercícios!

Meus adoráveis visitantes, boa noite!

Estava eu aqui a pensar sobre o que postaria hoje. E de repente lembrei de um fato importante que aconteceu essa semana... voltei a correr!!Pois é, estava sem correr já fazia umas boas semanas e meu corpo estava necessitando de uma simples, porém, necessária corrida!
É... correr, nadar, andar de bicicleta, fazer algum esporte ( surfe, skate, patins, volei, basquete, judo, etc...), dançar, caminhar, ioga, enfim, tudo que faz o corpo se mexer durante um período de tempo consecutivo e faz suar, faz MUITO BEM À SAÚDE!! E tenho certeza que todos sabem disso. Mas também tenho certeza que nem todos fazem isso!Não é verdade?! Pois é, por isso vou falar hoje sobre os benefícios de se exercitar, da arte de se exercitar, e como ela melhora em todos os sentidos o nosso corpo, a nossa mente e a nossa saúde.

Bom em primeiro lugar gostaria que soubessem dessa informação:
" Os gânglios linfáticos e seus líquidos são a principal maquinaria de expulsão das substâncias indesejáveis do corpo. Os exercícios são o impulso que ativa o sistema linfático, que expulsa as toxinas do corpo. Se você deixar de fazer exercícios, o sistema linfático não consegue funcionar - e não funciona - com eficiência.
Eu argumentaria que são os exercícios moderados diariamente, mais do que qualquer outra coisa, que nos mantém física, mental e sexualmente jovens."
(- retirado do livro " Você é o que Você come" - editora Alegro)

Os exercícios são fundamentais como vimos acima, para ajudar o corpo a colocar as toxinas pra fora.
O suor é uma das ferramentas de desintoxicação e de resfriamento corporal no momento da atividade física. Devemos lembrar de não secar o suor, "porque se for removido o suor , o organismo terá de providenciar outro, outro e mais outro e o sangue acaba não se resfriando. Pode-se ter insolação e/ou desidratação, uma vez que, por mais que o organismo mande trabalhar os menininhos da transpiração, o suor não consegue fazer a fundamental tarefa de evaporar em contato com o ar. Portanto, quem abaixa a temperatura não é o suor, mas sua evaporação. "

" Um detalhe indispensável: nosso organismo precisa de um tempo para se predispor e se preparar para o esforço físico, assim como para qualquer outra atividade. Portanto, a preparação mental é fundamental.
Caminhe pensando nos músculos das pernas e, antes mesmo de começar, imagine-se caminhando. Assim é que se prepara o organismo para receber melhor o esforço.
Todas as células do corpo tem um memória. Bem preparado, o organismo tem condições de perfazer uma reorganização fisiológica interna de mais qualidade e assimilar melhor as transformações advindas do trabalho físico." ( - tirado do livro " A semente da vitória" - autor: Nuno Cobra)

Então meus caros, espero que tenham tido um bom entendimento do que esta escrito acima. E também espero que de hoje em diante SE MEXAM MAIS!! E da maneira correta, é claro.
Lembrando sempre que, a junção de uma alimentação saudável com atividade física diária é o quociente ideal para uma vida repleta de saúde, corpo bonito e jovem, clareza mental e alegria de viver!
Dicas e receita:

* Água de coco!! - isotônico natural! O verdadeiro Gatorade!!
* Banana - tem potássio, nutriente fundamental que evita cãimbras e fadiga muscular
* Receita de uma vitamina maravilhosa, saborosíssima e super isotônica :
- 2 ou mais Bananas ( prata) + folhas de aipo + suco de meio limão + água de coco ou filtrada - Bater tudo no liquidificador até virar um creme.
* Água mineral - por favor eu não estou falando H2O, e sim água de verdade, mineral!
* Açaí - de preferência orgânico ( Tribal Açaí )

É isso,
Enjoy!
Beijo Grande,

Malu

domingo, 8 de junho de 2008

Dicas!!!

A dieta rica em nutrientes e pobre em aditivos químicos e conservantes é o segredo da boa saúde, por isso posto abaixo umas dicas de como escolher melhor seus alimentos, que são tão sagrados, afinal eles são sua gasolina, e ela tem que ser podium não é?! Por isso leia com atenção e tente adaptar ao seu dia-a-dia. Você terá resultados muito bons... isso eu garanto!

Bebidas

- Escolha chás de ervas, frutas e hortaliças frescas ( de preferência orgânicas) e sucos de frutas, água mineral ou destilada.

- Evite bebidas alcoólicas, café, chocolate, sucos pasteurizados ou adoçados, sucos de frutas, refrigerantes e chás.

Por quê ??
O corpo consiste em 2/3 de água, e a água é essencial para o funcionamento do organismo, portanto é importante manter alto o consumo de líquidos. Água pura é a melhor bebida para matar a sede e hidratar o corpo, mas não esqueça de que as frutas e as hortaliças consistem em 90% de água. O álcool e as bebidas cafeinadas drenam do corpo os nutrientes essenciais, portanto é melhor evitá-los.

Cereais

- Escolha os cereais integrais e os produtos que contenham cereais integrais; cereais; pães; bolos; biscoitos integrais, trigo sarraceno, painço, aveia, arroz integral, arroz selvagem.

- Evite todos os produtos de farinha branca, arroz branco e massas brancas.

Por quê??
Cereais são uma grande fonte de energia, ricos nutrientes que liberam a energia que alimenta as células. Os cereais integrais não contém os aditivos e os conservantes que os produtos brancos contêm e oferecem uma carga duradoura de energia, em vez de uma montanha-russa de altos e baixos. Ao contrário dos produtos brancos, os cereais integrais também são ricos em fibras essenciais para a digestão saudável.

Óleos

- Escolha todos os óleos com prensagem a frio e extra-virgem em garrafa escura : gergelim, oliva, semente de linhaça, girassol, de coco.

- Evite todas as gorduras saturadas, margarinas hidrogenada, óleos refinados e processados( de canola, milho, soja, girassol), manteiga para untar e óleos solidificados.

Por quê ??
Gorduras saturadas contêm substâncias que estimulam a formação de trombos e inflamações, e ajudam a elevar o colesterol. Os óleos processados são tão ricos em aditivos que podem prejudicar a saúde. Os óleos com prensagem a frio não contêm essas substâncias nem tantos aditivos e são ricos em ácidos graxos esseciais que são ótimos para a saúde.

Espero que gostem!
Um grande beijo!

Malu



domingo, 1 de junho de 2008

Carência de nutrientes !!

As carências de nutrientes podem provocar aumento de peso, principalmente as carências de magnésio, cálcio e potássio.

A carência de magnésimo provoca desejo de comer açúcar.

A carência de cálcio desativa as enzimas envolvidas no metabolismo. Para quem é grande comedor de carne, o cálcio se torna ainda mais importante, pois as dietas ricas em proteínas podem provocar perda de cálcio.

A carência de potássio costuma ocorrer em pessoas gordas porque elas bebem café demais, comem açúcar em abundância, bebem álcool, usam laxantes e diuréticos. O potássio faz bem ao coração e controla o equilíbrio de água no corpo. O baixo nível de potássio permite que o organismo abrigue ácidos em excesso, provenientes dos resíduos dos maus alimentos e dos medicamentos dietéticos. Quando o nível de potássio está normal, o organismo ataca os ácidos indesejáveis com mais eficácia.
O excesso de ácidos interfere no metabolismo e na capacidade de o corpo decompor os alimentos. Quando o nível de potássio está baixo, o nível de sódio geralmente está alto demais. Os gordos com nível baixo de potássio e nível alto de sódio costumam acrescentar muito sal aos pratos, e quanto mais sal oculto consumimos nos alimentos empacotados, maior é a nossa necessidade de potássio.

Alimentos ricos em:

**Magnésio
abacates
aipo
alfafa
amêndoas
arroz integral
castanhas-do-pára
maçãs
salsa
tâmaras

** Cálcio
brócolis
couve
couve-flor
ervilhas secas
sementes de gergelim
sementes de girassol
tahini

** Potássio
banana
cenoura
cerais integrais
damasco
ervilhas
espinafre cru
salsa